A Eurocopa feminina é um dos campeonatos mais disputados do futebol mundial. A primeira partida da temporada 2022 aconteceu em 6 de julho, e de lá para cá os times favoritos vão mostrando o porquê de alcançaram suas posições. A final será realizada no domingo, 31 de julho, em Wembley.
Sediado na Inglaterra, o torneio de 2022 vem esgotando ingressos desde a primeira partida que teve a dona da casa vencendo a Áustria por 1×0. As partidas vêm sendo realizadas em estádios como Brentford Community Stadium, Stadium MK, New York Stadium e o Wembley Stadium, onde será realizada a esperada final.
O tradicional campeonato conta com grandes nomes que integram as maiores equipes da Europa. Na última semana aconteceram as quartas de final, que confirmaram as previsões de pelo menos três seleções que estariam nas semifinais:
A Inglaterra foi a primeira delas. A equipe venceu a Espanha na última partida realizada dia 20 de julho no Falmer Stadium. Na ocasião, a Espanha abriu o placar com um gol de Esther Gonzáles mas a Inglaterra seguiu como melhor em campo.
As inglesas chegaram à vitória de virada, após Ella Toone marcar um gol aos 40 do segundo tempo e levar a partida para a prorrogação. Georgia Stanway, eleita a melhor jovem jogadora da PFA de 2019, marcou o segundo gol da Inglaterra. A partida terminou em 2×1.
Com a vitória, a Inglaterra confirmou as previsões de que seria uma das presenças entre as quatro finalistas. De acordo com as cotações da Euro Feminina, ela é a grande favorita ao título, com odds de 2.50. Alemanha e França surgem logo atrás nas casas de aposta, com odds de 3.50 e 3.75 respectivamente. Suécia e Espanha completam o top 5 das principais postulantes à conquista europeia.
Jogando em casa, a equipe da Inglaterra tem como maior destaque a área técnica sob o comando de Sarina Wiegman, holandesa que possui grande experiência dentro e fora dos campos e está à frente da seleção inglesa desde 2021. Wiegman foi a primeira mulher a ser treinadora profissional em uma equipe holandesa, levando seu time à final da Copa do Mundo Feminina de 2019.
O time inglês já sabe quem irá enfrentar na semifinal, e está em uma posição tranquila. Embora não esteja entre as favoritas, a equipe se movimentou bem e chegou às melhores posições, ocupando um lugar de destaque: a Suécia.
A equipe liderada pelo sueco Peter Gerhardsson venceu a Bélgica quando Linda Sembrant marcou um gol aos 47 minutos. A partida, no entanto, não animou muito a torcida. Tanto que na ocasião, a goleira da Bélgica, Nicky Evrard recebeu o título de melhor jogadora da partida.
Outra franca favorita ao título é a Alemanha, que garantiu seu lugar nas semifinais após vencer a Áustria por 2×0. A Áustria era o grande azarão das finais, e a Alemanha dominou a partida desde o início, com gols marcados por Lina Magull e Alexandra Popp. A capitã Popp finalmente pode mostrar a que veio, e marcou três gols em três partidas disputadas no campeonato.
Ao contrário da adversária, as alemãs vinham de uma das melhores campanhas do campeonato, goleando as seleções da Dinamarca, Espanha e Finlândia e não sofrendo nenhum gol.
Os resultados são uma consequência da força tática e de um time comporto por, além de Magull e Popp, nomes como as meio-campistas Lena Oberdorf, Giulia Gwinn e Lena Lattwein, jogadoras que defendem as principais equipes do país. Um fator que leva o time a ser um dos mais cotados é por sua tradição: a Alemanha é a equipe que mais venceu o campeonato, levando para casa oito vitórias nas finais.
Fechando as seleções favoritas está a França, que avançou às semifinais da Eurocopa após derrotar a Holanda no sábado. O gol da vitória foi marcado pela jogadora Ève Périsset, através de um pênalti marcado na prorrogação. Ève Périsset foi recentemente contratada pelo Chelsea Women e deve integrar o time durante três temporadas.
Apesar de tradicional, esta é a primeira vez que a França chega na semifinal na Eurocopa, e a equipe está animada. A equipe chegou às finais após vencer a Itália, Bélgica e empatar com a Islândia.
Seu maior destaque é Wendie Renard, que defende o Lyon e é a artilheira da seleção com 33 gols marcados. Engordam a seleção as jogadoras Marie-Antoinette Katoto, Sakina Karchaoui e Kadidiatou Diani.
A Eurocopa feminina deste ano teve ingressos esgotados em várias partidas. O campeonato que possui esse formato desde 1991 e tem como principal campeã a Alemanha. As partidas estão sendo transmitidas no Brasil através da ESPN. As finalistas sairão das partidas Inglaterra x Suécia e Alemanha x França.