A história das apostas esportivas começou há muitos séculos. No entanto, o setor mudou significativamente ao longo dos últimos 20 anos. Com o advento das apostas on-line, a indústria se desenvolveu e se modernizou muito mais rapidamente. Isso levou ao surgimento de numerosas casas de apostas e ao desenvolvimento de esportes virtuais e cibernéticos.
O material foi preparado com o apoio do projeto www.aviators.com.br.
O IOC reconheceu pela primeira vez a importância das apostas esportivas nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, devido aos riscos associados a esta atividade. Desde então, o IOC tem estado ativamente envolvido na luta contra a manipulação da competição. No período que antecedeu os Jogos Olímpicos de Inverno de 2006 em Turim, foram estabelecidas regras de proteção de eventos, incluindo a proibição de os competidores apostarem ou promoverem apostas esportivas durante os Jogos.
Esta direção está em risco. Nos últimos 16 anos, o IOC tem participado ativamente na luta contra a manipulação da competição. Em dezembro de 2015, o IOC adotou o Código do Movimento Olímpico sobre Prevenção da Manipulação da Competição como parte do Código de Ética do IOC.
Através de uma plataforma de TI segura, o IBIS fornece um sistema mútuo e bidirecional de denúncia entre as organizações esportivas e as partes interessadas do Movimento Olímpico. O IBIS coopera com numerosas casas de apostas esportivas privadas e públicas e com as associações mais significativas de operadores de apostas esportivas. Inúmeras operadoras de apostas esportivas contribuem para isso.
A direção das apostas esportivas está significativamente desenvolvida e só aumenta o ímpeto. As comunicações são estabelecidas em todos os níveis. A popularidade das apostas esportivas e sua rentabilidade está se tornando um excelente incentivo para as casas de apostas, os esportistas e os fãs de esportes. As operadoras de apostas esportivas financiam muitos clubes esportivos, jogos e eventos. Os clubes e organizações desportivas precisam entender o escopo e as capacidades das casas de apostas, bem como monitorar o funcionamento geral do mercado de apostas esportivas. Isso ajudará a abrir portas para oportunidades e encontrar patrocinadores. Muitos fatores podem influenciá-lo e se aplicar à estrutura legislativa de cada estado.
Cada país define suas leis e políticas que regulamentam os operadores de apostas esportivas. As apostas esportivas são proibidas em muitas jurisdições e, mesmo quando as apostas são permitidas, o patrocínio de empresas de apostas esportivas pode ser banido. O objetivo deste Guia é auxiliar organizações desportivas, incluindo Federações Esportivas Internacionais (IFs), Federações Esportivas Nacionais (NFs), Comitês Olímpicos Nacionais (NOCs) e organizadores de eventos esportivos, em uma análise consistente das oportunidades comerciais para maior cooperação com operadores e organizações de apostas esportivas, relacionadas às apostas esportivas.
Felizmente, existem guias úteis para ajudar as organizações desportivas a realizar uma análise consistente das oportunidades comerciais e cooperação teórica com os apostadores. Além disso, este artigo considera todas as disposições relevantes da Convenção do Conselho da Europa sobre a Manipulação das Competições Esportivas, bem como as práticas e políticas apropriadas em nível nacional e internacional.
Diretrizes para organizações esportivas
Equipes, clubes esportivos e organizações devem saber que os patrocínios podem vir com riscos. É por isso que, ao concluir um acordo comercial com os livreiros, é necessário tomar muitas ações:
- Garantir que a atividade do agente de apostas não seja proibida na jurisdição onde se pretende realizar um evento, competição, e assim por diante.
- Um operador de apostas esportivas deve possuir uma licença/permissão (órgão regulador emitido) na jurisdição onde está oficialmente registrado. Ela também deve ser especificada no contrato de patrocínio.
- A operadora de apostas esportivas está direta ou indiretamente ligada ao IBIS.
Propomos considerar cada um desses pontos com mais detalhes.
A.Condições básicas para a conclusão de parcerias entre uma organização esportiva e um agente de apostas
Regra 1. A jurisdição da organização esportiva não deve proibir o patrocínio por corretores de apostas. Ambas as partes devem levar em conta e levar em consideração o fato de que o apoio só é permitido em algumas regiões. Alguns países podem ter restrições que devem ser levadas em conta. Se você duvida das regras e leis em uma jurisdição, não hesite em entrar em contato com a Unidade OM PMC ([email protected])
Regra 2. O operador de apostas esportivas (bookmaker) deve estar licenciado e autorizado a operar. Esta permissão deve ser emitida pela jurisdição do país onde o agente de apostas está registrado. Ela também deve ser especificada no contrato de patrocínio.
Regra 3: Um operador de apostas esportivas deve estar direta ou indiretamente ligado ao IBIS. Você também pode se conectar ao sistema através da adesão ao Sistema de Monitoramento Global da Loteria (GLMS) ou à Associação Internacional de Integridade de Apostas (IBIA).
Estas três condições devem ser cumpridas e mencionadas por escrito no contrato de patrocínio. Se você tiver alguma dúvida sobre as três condições acima, não hesite em entrar em contato com o PMC ([email protected]).
B.Pontos adicionais dignos de nota
Se você pretende chegar a um acordo sobre cooperação a longo prazo, considere mais algumas nuances que desempenharão um papel importante ao concluir um acordo de patrocínio.
A. Os apostadores compartilham informações sobre as contas dos atletas que fazem apostas em seu esporte. Isso é necessário e pode afetar o resultado dos eventos. Os atletas podem ser tentados a manipular suas competições no todo ou em parte para obter ganhos financeiros. Um atleta que tem a oportunidade de apostar em sua competição pode se sentir frustrado e tentado a evitar tentar sua mão na vitória. Apostar em seu esporte e em qualquer esporte durante um evento multiesportivo como os Jogos Olímpicos é um conflito de interesses. Atletas, membros de sua comitiva ou oficiais esportivos podem ter tirado proveito de seu conhecimento interno da competição. Algumas organizações trabalham regularmente com os atletas, incitando-os a não apostar em seus esportes. Membros do GLMS, membros do IBIA e diretrizes para organizações esportivas sobre Patrocínio por Operadores de Apostas Esportivas. É do interesse geral de uma operadora de apostas esportivas apostar em competições justas com resultados incertos. Caso contrário, seu modelo de negócios e a reputação e credibilidade dos mercados que oferecem, também podem ser comprometidos. A troca de informações é a base para reduzir estes riscos. Para manter esta direção sob controle, foi formado o “Código do Movimento Olímpico sobre a Prevenção de Manipulação de Competições “Código OM PMC”. De acordo com este código, todos os operadores de apostas devem compartilhar informações sobre os atletas que apostam em seu esporte. Ao se cadastrar no site da casa de apostas, a condição “Os atletas não estão autorizados a apostar em seu esporte” deve ser sempre escrita. As informações pessoais dos atletas em questão serão compartilhadas com as autoridades desportivas competentes. Os atletas poderão, posteriormente, ser sujeitos a sanções”.
B. Treinamento do pessoal sobre os riscos de manipulação da competição e potenciais conflitos de interesse. Ao firmar um acordo de patrocínio, os livreiros e organizações esportivas devem considerar a inclusão de eventos conjuntos para aumentar a conscientização dos riscos da competição. Estes podem ser conferências on-line ou off-line, a distribuição de manuais para o pessoal e outras formas de transmissão de informações. A OM PMC já desenvolveu muitas ferramentas para apoiar as organizações esportivas a este respeito. Todos os operadores de apostas esportivas e seus funcionários devem estar cientes dos riscos potenciais, conflitos de interesse e uso indevido de informações privilegiadas.
Aplicação: Melhores práticas entre vários esportes em federações esportivas internacionais
Ciclismo – UCI
1. Os apostadores não podem agir como patrocinadores se a empresa possuir quaisquer acordos contratuais ou ações que possam direta ou indiretamente afetar o resultado da partida ou a decisão do organizador ou licenciador. Se a pessoa em questão participar da competição, o agente de apostas deverá recusar-se a patrocinar um determinado jogo.
2. Se o patrocinador cumprir com a lista de apostas permitidas elaborada pelo Comitê Governamental da UCI, então o patrocínio da empresa apostadora é permitido. As exceções são os casos descritos no parágrafo 1. De acordo com os regulamentos da UCI, é proibido ser patrocinado por uma empresa de apostas que organize apostas em eventos que não estejam listados.
3. Qualquer equipe organizadora ou detentor de licença que planeja ser patrocinado por uma empresa de apostas deve:
Garantir que o agente de apostas esteja afiliado às autoridades nacionais competentes para regulamentar e supervisionar as apostas esportivas. Além disso, é essencial ter permissão para organizar apostas através das definições da Convenção do Conselho da Europa sobre a Manipulação de Competições Esportivas. Suponha que o agente de apostas não esteja sujeito a monitoramento nacional e não seja um operador afiliado. Nesse caso, tal patrocínio pode ser permitido pela UCI, sujeito a condições adicionais sob o contrato. Além disso, uma comissão deve ser nomeada para verificar e relatar todas as violações, suspeitas e taxas atípicas.
Assegurar que qualquer contrato de patrocínio proíba expressamente a empresa apostadora de coletar informações privilegiadas, bem como qualquer outra informação que possa ser usada para manipular uma corrida de ciclismo e participar de qualquer decisão de natureza esportiva.
4. Uma organização esportiva que deseja ser patrocinada por uma empresa de apostas deve fornecer toda a documentação que confirme o cumprimento das condições acima, juntamente com seu pedido.
para se registrar junto à UCI ou à federação nacional. Se um organizador esportivo ou equipe já possui uma licença esportiva, eles devem apresentar seus documentos para aprovação à UCI o mais tardar dois meses antes da competição.
Futebol – FIFA
1. As pessoas que estão vinculadas por este código não podem, indiretamente ou diretamente, participar de loterias, apostas ou jogos de azar relacionados a eventos ou jogos de futebol.
2. Pessoas vinculadas por este código não devem perseguir interesses pessoais relacionados à promoção de corretoras, organização de jogos de azar, loterias e apostas. Os interesses incluem a obtenção de quaisquer benefícios possíveis para as pessoas vinculadas por este Código.
3. A violação das normas acima mencionadas implica uma multa de pelo menos CHF 100.000 e uma proibição de participação em qualquer atividade relacionada ao futebol.
Hóquei – FIH
1. Um Funcionário da FIH não pode celebrar qualquer acordo comercial com qualquer organização de apostas que proporcione qualquer benefício a um Funcionário da FIH como resultado de cooperação ou acordo. Esta regra tem uma exceção.
2. Um Funcionário da FIH não violará o código e será considerado responsável se trabalhar ou estiver em uma associação comercial com uma empresa matriz que tenha uma organização de apostas como subsidiária. O funcionário da FIH deve provar que ele não está diretamente relacionado com a subsidiária e que não tem nenhum benefício da subsidiária.
3. Um funcionário da FIH é considerado em violação desta regra se qualquer membro de sua família imediata possuir uma participação de controle ou manter um controle operacional regular sobre a organização de apostas.
Remo – FISA
Promoção, apoio e participação em qualquer forma de aposta que possa estar relacionada a qualquer esporte. Todos os poderes da FISA ou os poderes das federações membros devem ser levados em consideração, independentemente de onde a parte esteja diretamente envolvida, incluindo apostas com outra pessoa no resultado, curso, resultado, comportamento ou qualquer outro Evento ou Competição.
Tênis – TIU e regulamentos relevantes
Ofensas à corrupção
1. Nenhuma pessoa segurada pode encorajar qualquer outra pessoa a apostar em qualquer outro aspecto de qualquer evento ou qualquer outra competição de tênis. Todas as apostas da pessoa segurada serão exibidas em tempo real. A transmissão de qualquer informação que possa ser usada para comunicar os resultados de qualquer competição ou evento é proibida. A empresa não pode estar diretamente associada a uma empresa de apostas de tênis. É proibido promover apostas de tênis, assim como bookmakers através de redes sociais, publicidade comercial ou especulação com informações adicionais.
2. Nenhum Segurado pode ser empregado por uma empresa que aceite apostas em Eventos.
Regulamento do Circuito ITF 20208
Apêndice F
Para evitar qualquer dúvida, o patrocínio é proibido pela Lei Comercial ou Lei do Patrocinador em relação aos produtos de tabaco, bebidas alcoólicas, cigarros eletrônicos, atividades políticas ou outras categorias consideradas prejudiciais ao tênis. É permitido designar cassinos ou loterias esportivas nacionais, regionais ou estaduais como parte dos direitos acima. Entretanto, é proibido apostar no tênis como parte de seus negócios.
Revisão Independente da Integridade no Tênis – Relatório Final 9
A organização recomenda que os eventos que são endossados por órgãos governamentais internacionais não aceitem o patrocínio de empresas de apostas. Os jogadores também estão proibidos de aceitar patrocínios sob as regras dos Órgãos Governamentais Internacionais e seus eventos sancionados.
Rúgbi – WR
Regra 6: Anti-Corrupção e Apostas
É proibido fazer apostas relacionadas às equipes de representantes nacionais da classe etária. Isto se deve ao fato de que, na maioria das vezes, pessoas com menos de 18 anos de idade. O patrocínio de organizações que promovem as apostas esportivas também é proibido. Também não é permitido o contato com equipes menores de idade ou oficiais de jogo de tais equipes.
Comitê Olímpico Internacional
Outdoors de patrocínio de transmissão dos Jogos Olímpicos” para Parceiros de Transmissão
Foram estabelecidos vários requisitos que os painéis de patrocínio das empresas de apostas devem cumprir:
1. o anúncio deve mostrar apenas o nome da empresa, o produto, e a marca da respectiva empresa. É proibido descrever oportunidades nos mercados de apostas.
2.só é permitido para membros colaboradores do IBIS.
Confira duas publicações que serviram de fonte para este artigo, clicando: