A Copa do Mundo Fifa é, sem dúvidas, o maior evento do futebol mundial – e talvez um dos maiores de todo o segmento esportivo, junto das Olimpíadas, é claro. A cada quatro anos, os olhares de todo o mundo se voltam para as seleções que disputam, em diversas fases, o título de melhor time de futebol do mundo. O que muitos não sabem, é que a competição inicia muito antes do ano de sua realização de fato. As etapas de classificação e eliminatórias são tão emocionantes e importantes quanto a competição em si. Para a Copa do Mundo de 2026, que será realizada pela primeira vez em três países (Estados Unidos, Canadá e México), as eliminatórias já começaram.
No continente sul-americano, que conta com grandes nomes como Argentina e Brasil, as eliminatórias são cheias de expectativa e emoção. A seguir, vamos falar um pouco sobre a campanha que a seleção Brasileira vem fazendo até o momento, trazendo seus principais pontos de destaque e seus principais desafios em campo.
O Formato das Eliminatórias
A edição da Copa do Mundo de 2026 será a primeira em que 48 equipes participarão do campeonato – um recorde em número de jogadores e equipes em campo. Também por isso, o formato das eliminatórias foi um pouco diferente. No caso da América do Sul, são 10 times que concorrerão a 6 vagas diretas e 1 que pode ser conquistada em um sistema de repescagem. Para chegar até os classificados, os times se enfrentam em turno e returno – ou seja, cada país terá nove partidas como mandante e nove partidas fora de casa. Ao final, os seis melhores garantem sua vaga no mundial, enquanto o sétimo tem a possibilidade de participar da repescagem.
A Seleção Brasileira
Se a Copa do Mundo é o evento mais visado do ponto de vista de grandes competições, a Seleção Brasileira é o time que mais carrega consigo expectativas dos apreciadores de futebol, mesmo estando há 22 anos sem conquistar o mundial. Esse destaque já acompanha a seleção brasileira há bastante tempo, especialmente pelo histórico e tradição do futebol no cenário mundial – o Brasil é, até hoje, a única seleção a ter vencido um mundial por cinco vezes.
Quem está Liderando a Campanha do Brasil?
Até agora, o Brasil tem tido um desempenho sólido, mas não suficiente para estar entre as primeiras colocações – se fosse um pódio, hoje a Seleção Brasileira estaria de fora, pois ocupa o quarto lugar. Comandada pelo técnico Dorival Júnior, a atual composição da seleção mais famosa do mundo tem tido um desempenho que ainda tem oportunidades, mas que está longe de ser ruim.
Do ponto de vista dos jogadores, o principal nome da seleção tem sido o jovem Rodrygo. Aos 23 anos, ele joga no Real Madrid e está roubando a cena no futebol mundial – a imprensa europeia inclusive tem rasgado elogios ao seu desempenho nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Seu protagonismo em campo e suas características de jogo tem lhe conferido a posição de herói ao vestir a tão desejada camisa 10.
Outro jogador que está cercado de expectativas é Vanderson. O jovem, que também tem 23 anos, tem se destacado ao viver uma ótima fase no Monaco e já foi convocado três vezes pela seleção – porém, até essa convocação somava apenas 14 minutos em campo pelo time principal. Apesar disso, sua escalação é vista com bons olhos pela crítica especializada e também pelos torcedores. Seu poder de ataque é apontado como sua principal arma em campo, o que ajuda a explicar os motivos pelos quais sua chegada é tão esperada.
Perspectivas Futuras
Com a continuidade dos jogos, é fundamental que o time brasileiro encontre maneiras de manter seu foco e sua determinação em campo. Embora os resultados sejam favoráveis para sua classificação, pequenos deslizes podem custar caro. Outro aspecto importante é o cuidado com a saúde dos jogadores, pois a seleção brasileira já teve baixas significativas por complicações de saúde, como é o caso de Neymar, um dos principais jogadores, afastado dos campos há quase 10 meses em função de uma lesão no joelho.
Além do trabalho em campo por parte dos jogadores e da comissão técnica, o apoio das torcidas também é vital. A paixão e a energia dos torcedores, tanto em casa, quanto nos estádios, podem influenciar diretamente no desempenho dos jogadores. O engajamento em eventos, em apostas online futebol, em ações na internet ou dentro dos estádios é capaz de motivar os atletas e deixar ainda mais viva a paixão do Brasil pelo futebol.
Conclusão
Seja nas eliminatórias da Copa do Mundo ou em outras competições, o futebol tem um papel social muito representativo que já faz parte da cultura brasileira. Para que os resultados nessa fase da competição e, posteriormente, na própria copa, sejam melhores do que nos últimos anos, o Brasil precisa manter-se focado e resiliente, procurando melhorar em suas falhas e corrigir possíveis erros, encontrando assim caminhos que levem a Seleção Brasileira ao tão sonhado hexacampeonato mundial.