DOENTES POR FUTEBOL
  • Home
  • GUIA DE JOGOS
  • DPF Talks
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
  • Contato
    • Entre em contato
    • Sobre
Sem Resultado
Ver todos os resultados
DOENTES POR FUTEBOL
  • Home
  • GUIA DE JOGOS
  • DPF Talks
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
  • Contato
    • Entre em contato
    • Sobre
Sem Resultado
Ver todos os resultados
DOENTES POR FUTEBOL
GUIA

Em reunião na Conmebol, governo brasileiro pede mais rigor no enfrentamento ao racismo

Doentes por Futebol por Doentes por Futebol
27 de março de 2025
no Nacional
0 0
0
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp

O presidente da Autoridade Pública de Governança do Futebol (APFUT) no Ministério do Esporte, Washington Cerqueira, e o chefe de gabinete da ministra da Igualdade Racial, Luiz Barros, participaram, nesta quinta-feira (27), de uma reunião com a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), na sede da instituição, em Luque, no Paraguai. A participação no encontro faz parte das ações do governo brasileiro para combater o racismo no esporte.

Durante a reunião, foram discutidos temas como manifestações racistas envolvendo jogadores e torcidas, além da recente declaração de cunho racista feita pelo presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.

Veja Também

Há 64 anos, Santos goleava o Benfica em Lisboa e conquistava seu primeiro Mundial

Neymar volta ao Santos após cinco semanas, mas encontra um time que aprendeu a vencer sem ele

O encontro contou com a presença de autoridades governamentais brasileiras, dos ex-atletas Ronaldo Fenômeno, Léo Moura, Mauro Silva e Dilma Mendes, além de representantes de embaixadas dos países membros. O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, também esteve presente e anunciou a criação de uma comissão permanente para tratar de casos de discriminação e racismo.

Para os dirigentes da Conmebol, o racismo é um problema social, e não institucional. Eles apresentaram algumas ações já implementadas para coibir a discriminação nos estádios, porém sem dar ênfase específica ao combate ao racismo.

Os representantes do governo brasileiro reforçaram que, no Brasil, o racismo é um crime inafiançável e deve ser punido. Eles sugeriram a criação de um comitê permanente tripartite, envolvendo associações, jogadores e governos, para tratar do tema de forma ampla e estruturada.

O chefe de gabinete Luiz Barros destacou que a participação do Ministério da Igualdade Racial no encontro vai além da representatividade, contribuindo estrategicamente para o fortalecimento de políticas de igualdade racial no esporte. “O racismo não é apenas um problema social, mas também institucional. Ao dialogar com a Conmebol, buscamos garantir que o enfrentamento ao racismo no futebol seja tratado de maneira estruturada, com ações concretas e compromisso institucional”, afirmou.

Barros ressaltou a necessidade de comprometimento das entidades esportivas. “É fundamental que organizações como a Conmebol adotem ações efetivas e estruturais. Esse espaço nos permite reafirmar que a diversidade precisa ser um pilar essencial no esporte sul-americano, e nossa presença fortalece esse avanço”, completou.

Representando o Ministério do Esporte, Washington Cerqueira destacou a importância de medidas concretas. “É necessário que a Conmebol utilize sua influência e seu poder no futebol, que é um esporte tão presente na sociedade, para apresentar ações efetivas de combate ao racismo.” Ele também mencionou que o embaixador do Brasil em Assunção, José Marcondes, lembrou que no Brasil racismo é crime e defendeu a realização de encontros frequentes, com a participação de outros atletas e representantes governamentais.

Após a reunião, foi anunciada a criação de um grupo de trabalho liderado pelo ex-jogador Ronaldo, que terá a missão de desenvolver e implementar estratégias para erradicar o racismo, a discriminação e a violência no futebol sul-americano.

Combate ao racismo no esporte

Na quarta-feira (26), o Ministério do Esporte (MEsp) e o Ministério da Igualdade Racial (MIR) assinaram um Acordo de Cooperação Técnica para intensificar o combate ao racismo no esporte em todo o país. A parceria prevê uma série de ações para conscientização, formação e monitoramento da discriminação racial no ambiente esportivo, abrangendo desde atletas e torcedores até entidades esportivas.

Entre as principais iniciativas previstas no acordo estão a criação de um selo e de um prêmio para entidades esportivas antirracistas, a realização de campanhas educativas em eventos esportivos e a mobilização de torcidas organizadas para ações unificadas contra o racismo. Além disso, será desenvolvida uma plataforma digital para monitoramento e análise de dados sobre discriminação racial no setor.

 

Via Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte e Ministério da Igualdade Racial

Tags: Combate ao racismoMinistério do esporte

Veja Também Posts

Internacional

Há 64 anos, Santos goleava o Benfica em Lisboa e conquistava seu primeiro Mundial

Em 11 de outubro de 1962, o Santos entrou no Estádio da Luz, em Lisboa, para enfrentar o Benfica...

por Doentes por Futebol
11 de outubro de 2026
Nacional

Neymar volta ao Santos após cinco semanas, mas encontra um time que aprendeu a vencer sem ele

Neymar está novamente à disposição do Santos. Depois de aproximadamente cinco semanas afastado por uma lesão muscular na coxa...

por Doentes por Futebol
8 de outubro de 2026
Próxima Postagem

Como o Brasil pode melhorar sua campanha na Copa América 2024?

Recentes

Estudiantes x Flamengo: Rubro-Negro defende invencibilidade na Libertadores em semifinal na Argentina

15 de outubro de 2026

Atlético-MG x Montevideo City Torque: Galo abre semifinal da Sul-Americana na Arena MRV

14 de outubro de 2026

Fluminense x Palmeiras: Maracanã recebe primeiro capítulo de semifinal brasileira na Libertadores

14 de outubro de 2026
DPF » De torcedor para torcedor

© 2025 Doentes por Futebol - Contaminando o planeta bola!

  • Home
  • GUIA DE JOGOS
  • DPF Talks
  • Notícias
  • Contato

Nossas Redes

Welcome Back!

Sign In with Facebook
Sign In with Google
OR

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • GUIA DE JOGOS
  • Home
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
  • DPF Talks
  • Contato
    • Entre em contato
    • Sobre

Usamos cookies no nosso site para te oferecer a experiência mais relevante ao lembrar suas preferências e repetir visitas. Ao clicar "Aceitar", você consente que usemos todos os cookies.
Vá para versão mobile