A primeira semana de março será marcada por um tributo especial às mulheres corinthianas dentro da campanha Doe Arena, que já arrecadou mais de R$ 38 milhões para quitar a casa da Fiel Torcida. Entre os dias 3 e 10 de março, todos os torcedores que contribuírem para a campanha receberão um certificado exclusivo em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, reforçando a importância da participação feminina na história do clube e da Fiel.
Além disso, a edição da semana da “Invasão Corinthiana nas Redes” – ação digital que mobiliza torcedores e embaixadores para incentivar doações – terá um toque especial. As lives, que acontecerão excepcionalmente na quinta-feira, 06/03 trarão grandes personalidades femininas do mundo corinthiano, como Alessandra Negrini, Fernanda de Freitas, Tamires e Gabi Zanotti, participarão das lives para compartilhar suas histórias de amor pelo Timão. Outros embaixadores também convidarão mulheres para suas transmissões, ampliando o protagonismo feminino.
A iniciativa ressalta o papel das mulheres no futebol e celebra a estreia das Brabas do Timão na Supercopa do Brasil, contra o Grêmio, no domingo (9/03).
Protagonismo feminino
A presença feminina no Gaviões da Fiel não é novidade. A torcida organizada foi uma das primeiras a integrar mulheres em sua diretoria, ainda nos anos 80, e desde então elas assumiram papéis estratégicos, coordenando projetos sociais, liderando eventos e parcerias e até criando alas exclusivas no carnaval.
Para ilustrar essa importância no próximo sábado (8/3), o Gaviões da Fiel lançará a Secretaria da Mulher, uma iniciativa que visa promover a igualdade de gênero, o empoderamento feminino e a valorização das mulheres dentro e fora do universo do futebol. A ação tem como objetivo fortalecer a voz ativa das mulheres nas decisões e atividades da Gaviões, além de desenvolver projetos sociais, culturais e educacionais voltados para o público feminino, criando espaços de diálogo e acolhimento, onde temas como igualdade e representatividade são debatidos.
O Corinthians carrega uma tradição forte no apoio às mulheres, sendo pioneiro em diversas ações, como a inclusão do patch “Respeita as Minas” no uniforme. O clube também promove iniciativas sociais voltadas para o empoderamento feminino, oferecendo mamografias gratuitas, cursos de empreendedorismo e projetos de combate à violência contra a mulher.
Além do impacto fora de campo, a equipe feminina do Corinthians é um verdadeiro fenômeno dentro das quatro linhas. As Brabas, como são conhecidas, colecionam títulos nacionais e internacionais, incluindo cinco Libertadores (2017, 2019, 2021, 2023 e 2024), seis Campeonatos Brasileiros (2018, 2020, 2021, 2022, 2023 e 2024), três Supercopas do Brasil (2022, 2023 e 2024) e uma Copa do Brasil (2016).
A ação especial na semana do Dia da Mulher na campanha Doe Arena reforça o compromisso do Corinthians e do Gaviões com a valorização das mulheres no futebol e na torcida. Para fazer parte dessa homenagem e receber o certificado exclusivo, basta doar, qualquer valor a partir de R$ 10, entre os dias 3 e 10 de março.
Sobre a Invasão Corinthiana nas Redes
É uma mobilização digital semanal que une torcedores, influenciadores e embaixadores para arrecadar fundos à campanha Doe Arena Corinthians, com o objetivo de quitar a dívida da Neo Química Arena. Inspirada nas históricas invasões da Fiel, a ação acontece toda terça-feira, às 19h10, impulsionando doações com lives de 76 segundos, número simbólico que remete à invasão do Maracanã em 1976. A cada semana, um estado anfitrião lidera o movimento, intensificando a arrecadação. O impacto da campanha é divulgado após cada edição, destacando valores arrecadados e os estados mais engajados.
Sobre a Campanha Doe Arena Corinthians
A campanha Doe Arena, idealizada de forma independente pela principal torcida organizada do clube, Gaviões da Fiel, foi criada com o objetivo de quitar a dívida financeira entre o Corinthians e a Caixa Econômica Federal, originada com a construção da Neo Química Arena, em 2011.
Sobre a Gaviões
Torcida, carnaval, família, projetos sociais, formação política, lazer, disciplina, valores, e sua ideologia: lealdade, humildade e procedimento resume essa escola de vida que completou 55 anos de história em 2024. O principal objetivo do Gaviões da Fiel é apoiar e fiscalizar o Sport Club Corinthians Paulista, razão de sua existência.