Com direito a mais de 67 mil pessoas apoiando, o time americano dominou e colocou fim na sequência mexicana que já durava 16 anos.
Nesta quarta feira (04/05) aconteceu a grande final da CONCACAF Champions League, a Concachampions. Após um empate em 2×2 no México, o Seattle Sounders buscava um título inédito da competição. Além disso tinha a chance de quebrar o domínio asteca que já durava longos 16 anos. A última vez havia sido com o Saprissa da Costa Rica em 2005.
O ambiente não poderia ser melhor. Quase 70 mil pessoas lotaram o Lumen Field para empurrar o time da casa nessa final. O ambiente ajudou e mesmo com a saída do brasileiro João Paulo no início do jogo, o time de Seattle dominou o Pumas do início ao fim. O primeiro gol foi marcado já nos acréscimos do 1° tempo pelo Peruano Ruidíaz, aquele, ex Coritiba. No 2° tempo o Pumas ensaiou uma pressão, mas sem muitos resultados. O atacante argentino Dinenno, artilheiro da competição, sofreu forte marcação e pouco fez. Quando o jogo já se encaminhava para o final, um contra-ataque fantástico puxado por Morris, foi completado por Ruidíaz de novo após linda assistência de Lodeiro, ex-Botafogo, 2×0. Os Universitários se desorganizaram por completo e já perto dos 45’ Lodeiro deu números finais a partida. 3×0 e um título para lavar a alma da MLS que andou batendo na trave nas últimas temporadas. Talles Magno, ex-Vasco, ainda foi eleito a revelação da competição após atuar pelo New York City.
Além do caneco, os americanos vão ser os representantes da CONCACAF no Mundial da FIFA. Lembrando que vai ser a 1ª vez que um time da MLS disputa esse novo formato do torneio.
Será que esse título indica uma nova dinastia dos americanos no campeonato? Ou os mexicanos continuarão dominando? Isso a gente vai ver nos próximos anos. Mas o que importa por agora é que o troféu da Concachampions vai sair do México para viajar até Seattle.