Dizem: ‘’A Copa Libertadores é obsessão’’. Um jargão popular dito por inúmeras torcidas espalhadas pela América do Sul. E não é à toa. A Libertadores é um torneio especial, muito diferente das competições brasileiras. Árbitros que deixam o jogo correr, estádios acanhados, altitude, torcidas fanáticas, e muita, mas muita catimba. Um jogo de Libertadores tem uma atmosfera única. Uma disputa onde técnica e raça devem coexistir, para assim, alcançar a “Glória Eterna”. Passados os primeiros três jogos da fase de grupos, aqui vai um panorama sobre a trajetória de cada equipe brasileira até o momento.
Palmeiras (Grupo A)
O atual tricampeão da Libertadores vem sobrando na fase de grupos. O Verdão tem 100% de aproveitamento e o melhor ataque disparado não só entre os outros brasileiros, mas entre todas as equipes. 15 gols marcados em três jogos, com direito a uma goleada histórica por 8 a 1 diante do Independente Petrolero, da Bolívia. No último jogo, contra o Emelec, fora de casa, venceu com autoridade. Sem dúvida nenhuma vem forte para o seu tetracampeonato da Liberta.
1ª Rodada: Deportivo Táchira-VEM 0 x 4 Palmeiras
2ª Rodada: Palmeiras 8 x 1 Independente Petrolero-BOL
3ª Rodada: Emelec-EQU 1 x 3 Palmeiras
Athletico (Grupo B)
Vice-líder do seu grupo com 4 pontos, o Furacão faz uma campanha modesta até aqui. Jogando fora de casa, empatou sem gols na estreia contra o Caracas, da Venezuela, e foi derrotado pelo Libertad, líder do grupo. Na Arena da Baixada, na primeira partida sob comando do técnico Fábio Carille, venceu o The Strongest da Bolívia sem maiores dificuldades. 3 pontos atrás do líder Libertad, a tendência é que o Furacão avance em segundo lugar, disputando a vaga com Caracas e The Strongest, ambos com 2 pontos.
1ª Rodada: Caracas-VEN 0 x 0 Athletico
2ª Rodada: Athletico 1 x 0 The Strongest-BOL
3ª Rodada: Libertad-PAR 1 x 0 Athletico
Red Bull Bragantino (Grupo C)
Debutando na competição sul-americana, o Braga caiu em um dos grupos mais ‘’cascudos’’ do torneio, com nada menos do que três campeões da Libertadores: Estudiantes, Nacional-URU e Velez. Mesmo sendo o novato do grupo, o Massa Bruta segue vivíssimo na luta pela classificação para as oitavas do torneio. Derrotou o Nacional em sua estreia em casa, empatou fora com o Velez em jogo emocionante e foi derrotado pelo Estudiantes, líder do grupo, também fora de casa. Com 4 pontos, a equipe de Bragança Paulista é segunda colocada, com a mesma pontuação do Nacional. Briga boa para as próximas rodadas.
1ª Rodada: Bragantino 2 x 0 Nacional-URU
2ª Rodada: Velez-ARG 2 x 2 Bragantino
3ª Rodada: Estudiantes-ARG 2 x 0 Bragantino
Atlético-MG (Grupo D)
O Galo encontrou algumas surpresas pelo caminho nesses três primeiros jogos. Uma delas foi a presença de um rival local em seu grupo, o América-MG. Em sua estreia, venceu bem a equipe do Tolima, na Colômbia. No Mineirão, no clássico contra o Coelho, perdia o jogo até os 39 do segundo tempo, quando conseguiu o empate. Fora de casa, contra o Independente del Valle, também ficou na igualdade. A equipe alvinegra é hoje vice-líder de seu grupo, com 5 pontos. Tem agora três jogos consecutivos em BH para tentar deslanchar e garantir a primeira posição.
1ª Rodada: Tolima-COL 0 x 2 Atlético-MG
2ª Rodada: Atlético-MG 1 x 1 América-MG
3ª Rodada: Independente del Valle-EQU 1 x 1 Atlético-MG
América-MG (Grupo D)
O sorteio da fase de grupos da Libertadores não favoreceu o Coelho. Em sua primeira participação no torneio, entrou em um grupo com um de seus grandes rivais em BH, além de Tolima, equipe colombiana e Independente del Valle, do Equador. Na primeira rodada, em casa, foi derrotado pelos equatorianos. No segundo jogo, por muito pouco não vence o Atlético em pleno Mineirão, quando tomou o empate no fim. Em casa, no Independência, sofreu a virada do Tolima no apagar das luzes. Com apenas 1 ponto e lanterna do grupo, a situação é difícil para o Coelho, que dependerá de um milagre para se classificar.
1ª Rodada: América-MG 0 x 2 Independente del Valle-EQU
2ª Rodada: Atlético-MG 1 x 1 América-MG
3ª Rodada: América-MG 2 x 3 Tolima-COL
Corinthians (Grupo E)
Depois de alguns anos, o Timão reencontrou um velho conhecido, de boas memórias para seu torcedor. Caiu no mesmo grupo de Boca Juniors, Deportivo Cali, da Colômbia, e Always Ready, da Bolívia. Estreou com derrota para os bolivianos, mas se recuperou e venceu seus dois confrontos seguintes, contra Cali e Boca. Somando 6 pontos, o time de Itaquera tem tudo para ser o primeiro colocado do grupo. Curiosamente, o Boca, que foi derrotado pelo Corinthians na final da Liberta, em 2012, é o último colocado do grupo, com 3 pontos.
1ªRodada: Always Ready-BOL 2 x 0 Corinthians
2ª Rodada: Corinthians 1 x 0 Deportivo Cali-COL
3ª Rodada: Corinthians 2 x 0 Boca Juniors-ARG
Fortaleza (Grupo F)
A Libertadores 2022 certamente será lembrada pelos seus estreantes. A exemplo de Bragantino e América, o Leão do Pici também nunca havia disputado a competição internacional, e tem missão dura pela frente. Em sua estreia no Castelão, foi derrotado pelo Colo-Colo, do Chile. Na sequência, perdeu para o River Plate, na Argentina, e venceu o Allianza Lima, time peruano, em casa. Situação complicada para o tricolor, que é apenas terceiro colocado em seu grupo, com 3 pontos. Está atrás de River, com 9, e Colo-Colo, com 6.
1ª Rodada: Fortaleza 1 x 2 Colo-Colo-CHI
2ª Rodada: River Plate-ARG 2 x 0 Fortaleza
3ª Rodada: Fortaleza 2 x 1 Allianza Lima-PER
Flamengo (Grupo H)
Assim como Palmeiras e River, o Rubro Negro fecha a trinca das equipes com 100% de aproveitamento até o momento na competição. Jogando fora de casa, derrotou Sporting Cristal e Universidad Católica. No Maracanã, triunfou sobre o Talleres, com facilidade. Finalista da edição do ano passado, quando perdeu justamente para o Palmeiras, o Mengão segue firme buscando seu 3º título de Libertadores.
1ª Rodada: Sporting Cristal-PER 0 x 2 Flamengo
2ª Rodada: Flamengo 3 x 1 Talleres-ARG
3ª Rodada: Universidad Católica-CHI 2 x 3 Flamengo