
O Flamengo deve disputar as oitavas de final da Libertadores contra o Cruzeiro sem reforços contratados nesta janela de transferências. O clube chegou nesta sexta-feira (7) ao último dia do prazo estabelecido pela Conmebol para realizar alterações na lista de jogadores inscritos para a próxima fase da competição.
Pelo regulamento, os clubes podem fazer até cinco mudanças na relação de atletas antes das oitavas. O prazo termina às 18h desta sexta-feira, último dia útil antes da semana de início dos confrontos.
Até o momento, porém, o Flamengo não oficializou nenhuma contratação na atual janela. Por isso, a tendência é de que Leonardo Jardim enfrente o Cruzeiro utilizando os jogadores que já fazem parte do elenco.
A primeira partida está marcada para 12 de agosto, no Mineirão.
Cruzeiro contratou seis jogadores
Enquanto o Flamengo ainda busca seus primeiros reforços da janela, o Cruzeiro movimentou o mercado e acertou a chegada de seis atletas.
O clube mineiro contratou o lateral-esquerdo Rojas, o volante Zé Lucas, o meia Gabriel Pec e os atacantes Lucho Rodríguez, Wesley e João Costa. Gabriel Pec, porém, sofreu uma lesão em sua estreia.
A diferença na movimentação dos dois clubes aumenta a atenção sobre o planejamento rubro-negro para o confronto eliminatório.
A comissão técnica do Flamengo esperava receber reforços antes do mata-mata. Entre as prioridades apresentadas por Leonardo Jardim estavam a contratação de um jogador para o meio-campo e outra opção para atuar pelos lados do ataque.
Flamengo continua negociação por Luiz Henrique
Mesmo com o fim do prazo para as oitavas se aproximando, o Flamengo não pretende abandonar a negociação por Luiz Henrique, atualmente no Zenit.
O Rubro-Negro apresentou uma proposta de aproximadamente 30 milhões de euros, cerca de R$ 178 milhões, além de outros 5 milhões de euros previstos em bônus. O atacante já sinalizou positivamente para uma possível transferência ao clube carioca.
Neste momento, um dos pontos discutidos entre Flamengo e Zenit é a forma de pagamento.
O clube russo inicialmente deseja receber uma parcela maior do valor imediatamente, enquanto o Flamengo trabalha para diluir o investimento em um período de aproximadamente três anos.
Mesmo que o negócio não seja concluído dentro do prazo de inscrição para as oitavas, a diretoria pretende continuar tentando a contratação.
A avaliação interna é de que Luiz Henrique seria um investimento não apenas para a atual Libertadores, mas para as próximas temporadas.
Luiz Henrique ainda poderia jogar a Libertadores
Perder o prazo desta sexta-feira não significa necessariamente que Luiz Henrique ficaria fora de toda a Libertadores.
Caso o Flamengo elimine o Cruzeiro e avance às quartas de final, a Conmebol permite novas alterações na lista de inscritos. Dessa maneira, o atacante poderia ser registrado para a fase seguinte caso sua contratação seja concretizada.
Luiz Henrique ganhou ainda mais força como principal alvo do clube depois do fracasso das negociações por Thiago Almada.
O argentino esteve durante semanas na mira do Flamengo, mas a negociação não avançou, e o jogador encaminhou transferência para o River Plate. Com isso, a diretoria rubro-negra passou a concentrar esforços no brasileiro do Zenit.

Flamengo corre contra o relógio
A situação ainda pode mudar ao longo desta sexta-feira, mas seria necessário um avanço rápido no mercado para que algum reforço pudesse ser registrado para enfrentar o Cruzeiro.
Por enquanto, portanto, o cenário mais provável é que Leonardo Jardim tenha de buscar a classificação às quartas com o grupo que já possui à disposição.
Caso isso aconteça, eventuais contratações realizadas depois do prazo poderão reforçar o Flamengo na sequência do Campeonato Brasileiro e de outras competições, além de entrarem na Libertadores a partir das quartas de final, se o clube permanecer no torneio.





