DOENTES POR FUTEBOL
  • Home
  • GUIA DE JOGOS
  • DPF Talks
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
  • Contato
    • Entre em contato
    • Sobre
Sem Resultado
Ver todos os resultados
DOENTES POR FUTEBOL
  • Home
  • GUIA DE JOGOS
  • DPF Talks
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
  • Contato
    • Entre em contato
    • Sobre
Sem Resultado
Ver todos os resultados
DOENTES POR FUTEBOL
GUIA

Fortaleza e Vitória “renascem” e fazem campanha de G-5 com Palermo e Jair Ventura

Redação Doentes Por Futebol por Redação Doentes Por Futebol
1 de dezembro de 2025
no Nacional
0 0
0
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Na briga para escapar do rebaixamento, talvez nenhum torcedor venha tendo mais esperanças do que os de Vitória e Fortaleza. As suas equipes nordestinas “renasceram” neste segundo turno, principalmente graças a chegada de Jair Ventura no Rubro-Negro baiano e Martin Palermo no Leão do Pici. A mudança de comando deu uma guinada a ponto de os dois times terem aproveitamento na casa dos 55,5% desde que eles entraram nos clubes.

Este aproveitamento se fosse alcançado nas 36 rodadas é semelhante ao do hoje quinto colocado Botafogo, que já tem vaga garantida na Copa Libertadores do ano que vem e briga com o Fluminense pela vaga direta a fase de grupos da competição continental.

Palermo fez torcida esquecer Vojvoda

Foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC

Mesmo com essa bela marca, Martin Palermo talvez tenha a missão mais ingrata para tentar tirar o Fortaleza do Z-4. O treinador assumiu a equipe no dia 13 de setembro substituindo Juan Pablo Vojvoda, que após quatro anos no clube não conseguiu manter o desempenho em 2025 e deixou a equipe afundada na zona de rebaixamento com apenas 15 pontos.

Veja Também

São Paulo descumpre promessa de pagamento ao elenco e estabelece novo prazo

A rodada mais maluca do Brasileirão: 36 gols em dez jogos

Desde sua chegada, Palermo soma 15 jogos, com 7 vitórias, 4 empates e 4 derrotas, conseguindo 25 pontos, quase o dobro que a equipe alcançou nos outros 21 jogos da competição. Mesmo com o desempenho, o Tricolor de Aço segue na zona de rebaixamento com 40 pontos, um a menos que o Santos que é o primeiro fora do Z-4.

O que talvez dê uma motivação aos torcedores, é o desempenho mais recente. Após um começo em que oscilou muito no comando da equipe, Palermo parece ter encontrado uma forma ideal de jogar com um 4-4-2 nas últimas rodadas e vem de uma bela sequência de três vitórias consecutivas e um total de sete partidas sem derrota. O último tropeço do Fortaleza foi contra o líder Flamengo, no Maracanã, há mais de um mês (25 de outubro)

Jair dá solidez defensiva ao Vitória

Foto: Victor Ferreira/ EC Vitória

Já Jair Ventura assumiu a equipe do Vitória há dois meses e soma desde então 12 jogos, com 6 vitórias, 2 empates e 4 derrotas. Se Palermo ainda se encontra no Z-4, Jair Ventura há duas rodadas pode comemorar que saiu dessa incômoda posição, atualmente ocupando o 15º lugar, mais ainda a só um ponto a frente do Inter, primeiro do Z-4.

O treinador é o terceiro comandante do Vitória neste campeonato e teve o trabalho de reconstruir o ânimo da equipe que viu Fábio Carille ser demitido após o Rubro-Negro baiano sofrer a pior goleada dessa edição do Campeonato Brasileiro: 8 a 0 diante do Flamengo, no Maracanã.

Experiente em pegar trabalhos em que tem de tirar as equipes da zona da degola, Jair Ventura “arrumou a casinha”, dando solidez defensiva ao Vitória e apostando em jogar nos contra-ataques rápidos. Para ter uma noção nos últimos cinco jogos, o Vitória tomou apenas um gol (média de 0,2 por jogo), bem diferente da média que tem no campeonato inteiro de 1,3 gols tomados por partida.

Essa solidez defensiva fez o Rubro-Negro embalar cinco jogos sem perder, tendo três adversários nesta sequência que estão no G-5 do Brasileiro (empates contra Palmeiras e Botafogo e vitória sobre o Mirassol).

Comparação com rivais de Z-4 anima dupla

Um fato extra que deixa os torcedores de Vitória e Fortaleza motivados é o desempenho dos seus principais adversários na briga para fugir do rebaixamento. Se pegarmos o recorte do segundo turno, período que começou um pouco antes de Jair Ventura e Palermo assumirem os comandos das duas equipes, Fortaleza e Vitória somam 24 pontos, ocupando a 11ª e 12ª colocação.

Os principais rivais diretos na briga para sair da zona de rebaixamento (Santos e Internacional) fizeram apenas 17 pontos e ocupam a penúltima e antepenúltima colocações no returno, ficando apenas a frente do já rebaixado Sport.

Outros dois times que estão próximos da dupla nordestina na briga contra o Z-4 também fazem um returno pior que Vitória e Fortaleza. O Ceará, hoje com 43 pontos, fez apenas 21 no returno. Enquanto o Atlético-MG, hoje com 44, fez somente 17.

Tags: Atlético-MGCearádestaqueFortalezaInternacionalJair VenturaMartín PalermoRebaixamento BrasileirãosantosSérie A do Campeonato BrasileiroVitóriaZ-4Zona da degola

Veja Também Posts

Harry Massis, presidente do São Paulo. Foto: divulgação
Nacional

São Paulo descumpre promessa de pagamento ao elenco e estabelece novo prazo

Harry Massis, presidente do São Paulo. Foto: divulgação A crise financeira do São Paulo ganhou mais um capítulo preocupante....

por Doentes por Futebol
1 de setembro de 2026
Athletico e Fluminense foi o jogo com mais gols, seis no total. Foto: marina Garcia / Fluminense
Nacional

A rodada mais maluca do Brasileirão: 36 gols em dez jogos

Athletico e Fluminense foi o jogo com mais gols, seis no total. Foto: marina Garcia / Fluminense O Campeonato...

por Doentes por Futebol
1 de setembro de 2026
Próxima Postagem

Betano monta espaço em Copacabana para celebrar a reta final da temporada: e o DPF vai conferir de perto

Recentes

Grêmio vende Gabriel Mec por metade do valor que esperava

1 de setembro de 2026
Harry Massis, presidente do São Paulo. Foto: divulgação

São Paulo descumpre promessa de pagamento ao elenco e estabelece novo prazo

1 de setembro de 2026
Athletico e Fluminense foi o jogo com mais gols, seis no total. Foto: marina Garcia / Fluminense

A rodada mais maluca do Brasileirão: 36 gols em dez jogos

1 de setembro de 2026
DPF » De torcedor para torcedor

© 2025 Doentes por Futebol - Contaminando o planeta bola!

  • Home
  • GUIA DE JOGOS
  • DPF Talks
  • Notícias
  • Contato

Nossas Redes

Welcome Back!

Sign In with Facebook
Sign In with Google
OR

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • GUIA DE JOGOS
  • Home
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
  • DPF Talks
  • Contato
    • Entre em contato
    • Sobre

Usamos cookies no nosso site para te oferecer a experiência mais relevante ao lembrar suas preferências e repetir visitas. Ao clicar "Aceitar", você consente que usemos todos os cookies.
Vá para versão mobile