Informações sobre a competição que se inicia este semana, com resumo sobre cada uma das sete equipes
Esta semana se inicia a disputa do Mundial de Clubes da FIFA. A edição contará com sete equipes, como ocorre tradicionalmente, com jogos únicos eliminatórios em cada fase. A primeira partida será entre o representante do país-sede e o clube com o menor coeficiente da FIFA, no caso o representante da Oceania.
O Mundial é disputado todos os anos e teve a sua primeira edição em 2000 com o Corinthians campeão. Após um hiato de quatro anos, retornou em 2005 e passou a acontecer todos os anos desde então, substituindo a Copa Intercontinental (que era disputada somente pelos campeões da Liga dos Campeões da Europa e da Copa Libertadores da América). O Mundial comporta os campeões de todos os continentes com adição de um representante do país que sediará o torneio.
Exceto na edição de estreia, que aconteceu no Brasil, o Mundial de Clubes foi sediado nos países da Ásia (Japão, Catar e Emirados Árabes Unidos) e do norte da África (Marrocos). Neste ano ele acontecerá novamente nos Emirados Árabes Unidos, assim como nos anos de 2009, 2010, 2017 e 2018.
INFORMAÇÕES
O Mundial de Clubes da FIFA será disputado entre os dias 3 e 12 de fevereiro de 2022. Todo os jogos acontecerão na cidade de Abu Dhabi em dois estádios, o Estádio Xeique Zayed, com capacidade para 43 mil pessoas, e o Estádio Al Nahyan, para 15 mil.
Todas as federações continentais terão representantes no quadro de arbitragem, sendo o da CONMEBOL o argentino Fernando Rapallini e os auxiliares Juan Pablo Belatti e Diego Bonfá, também argentinos.
A BAND e o BANDSPORTS é a emissora que detém os diretos de transmissão para o Brasil e deve mostrar todos os jogos. Fique ligado em nosso GUIA DE JOGOS para saber as datas e horários.
CALENDÁRIO DE JOGOS
PRIMEIRA FASE
Al Jazira x AS Pirae
Dia: 3/02, às 13h30
Local: Mohammed Bin Zayed
QUARTAS DE FINAL
Al Hilal x Al Jazira ou As Pirae
Data: 06/02, às 13h30
Local: Mohammed Bin Zayed
Al Ahly x Monterrey
Data: 05/02, às 13h30
Local: Al Nahyan
DISPUTA DO 5º LUGAR
Perdedor Quartas 1 ou 2 x Perdedor Quartas 1 ou 2
SEMIFINAL
Al Hilal, Al Jazirar ou AS Pirae x Chelsea
Data: 09/02, às 13h30
Local: Mohammed Bin Zayed
Palmeiras x Al Ahly ou Monterrey
Data: 08/02, às 13h30
Local: Al Nahyan
TERCEIRO LUGAR
Perdedor Semi 1 ou 2 x Perdedor Semi 1 ou 2
Data: 12/02, às 10h.
Local: Al Nahyan
FINAL
Vencedor Semi 1 ou 2 x Vencedor Semi 1 ou 2
Data: 12/02, às 13h30
Local: Mohammed Bin Zayed
AS EQUIPES
AL JAZEERA
O Al JAZEERA é o clube representante do país-sede. Sua participação foi confirmada por ser o atual campeão da Liga Nacional. Seu principal jogador é o atacante Ali Mabkhout, um dos artilheiros do time e referência da seleção de seu país. I time conta ainda com dois brasileiros no elenco, o meia Victor Sá e o atacante Bruno. O Al Jazeera é treinado pelo holandês Marcel Keizer.
O time atua predominantemente no 4-2-3-1, variando para o 4-4-2, buscando se defender e sair em velocidade.
O time ocupa a 5ª colocação da Primeira Liga do EAU, com 30 pontos em 13 jogos. São sete pontos trás do líder Al Ain. Na Copa Presidentes, o time foi eliminado pelo Al Wahda, seu maior rival. Pela Copa do Emirados Árabes, está na semifinal contra o Al Ain.
O Al-Jazeera enfrentará o AS Pirae, do Taiti. É sua segunda participação no campeonato, estando presente também em 2017, quando perdeu para o Real Madrid na semifinal (terminou em 4º).
AS PIRAE
O AS PIRAE é um dos clubes mais tradicionais do Taiti e de toda a Polinésia Francesa. Venceu o campeonato nacional por dez vezes, sendo indicado como o representante da Oceania no Mundial de Clubes.
Por conta da Pandemia do Coronavírus, a Liga dos Campeões da Oceania, que define o participante no Mundial, não foi disputada. A federação, portanto, havia selecionado o Auckland City, da Nova Zelândia, como seu representante, mas o clube desistiu por conta das rígidas normas adotadas no país para o controle da doença. Assim, o clube selecionado foi o AS Pirae, o primeiro do Taiti a disputar o Mundial de Clubes.
A conquista mais recente do AS Pirae foi o campeonato nacional em 2020/21. Entre seus grandes feitos está o vice-campeonato da Liga dos Campeões da Oceania em 2006, perdendo a decisão para o Auckland City, o maior vencedor do torneio. Por ter sido colônia francesa, o clube já disputou a Copa da França, a última vez foi em 2015-16.
Atualmente o clube está na terceira colocação do Campeonato Taitiano, com 25 pontos em oito partidas. São nove pontos atrás do líder Dragon.
O clube conta somente com jogadores locais, mas tem como um dos principais jogadores o atacante de nacionalidade francesa Benoit Mathon.
AL HILAL
O AL HILAL será o representante asiático no Mundial de Clubes. É o time de maior torcida da Arábia Saudita e um dos maiores vitoriosos de toda a Ásia. O Al Hilal é destino de muitos jogadores brasileiros. Rivelino, Giovanni e Thiago Neves são alguns dos principais nomes que já passaram pelo clube.
Atual campeão da Liga dos Campeões da Ásia, é também o atual bicampeão nacional (sendo o maior campeão com 17 títulos). Atualmente está na quarta colocação do Campeonato Saudita, com 31 pontos em 17 jogos, apenas três atrás do líder Al Nasr.
O clube conta em seu elenco com Michael, jogador que acabou se transferir do Flamengo e fez ótima temporada pelo time Rubro-negro. O brasileiro Matheus Pereira também atua por lá. O técnico é o experiente português Leonardo Jardim. O time ainda tem outros nomes conhecidos como Luciano Vietto, Moussa Marega e Gustavo Cuéllar.
Disputou a edição de 2019, ficando em quarto lugar ao perder na decisão por pênaltis. Na semifinal foi vencido pelo Flamengo.
Jardim gosta que seu time jogue preferencialmente no 4-2-3-1, com um jogador de referência no ataque sendo municiado pelos jogadores mais criativos. O meio-campo é mais pegado, com volantes que sabem marcar bem.
O Al Ahly tem seis representantes na Copa Africana de Nações com o Egito, que está na semifinal da competição. O atacante Percy Tau, da África do Sul, é o principal nome do time, o artilheiro da equipe na atual temporada. Aliás, o Al Ahly é o líder do Campeonato Egípcio com 19 pontos em sete jogos.
O time é comandado pelo treinador Sul-Africano Pitso Mosimane. Com ele o Al Ahly tem atuado no 3-5-2, uma formação primeiramente defensiva, mas com boa saída pelos lados. O destaque Tau atua tanto pelo lado direito como ponta aberto, quanto como a referência do time no ataque.
O Al Ahly é a equipe, dentre as presentes nesta edição, que mais participou do Mundial de Clubes. É a sua sétima vez. Ficou em terceiro lugar por duas vezes, em 2006 e 2020 (edição em que venceu o Palmeiras nos pênaltis) e quarto em 2012.
MONTERREY
O MONTERREY é o atual campeão da Liga dos Campeões da Concacaf e por isso tem o direito de disputar o Mundial de Clubes. É o quarto clube que mais vezes conquistou o título continental, com cinco conquistas. É um dos times mais tradicionais do México, tendo vencido o campeonato nacional em cinco oportunidades (entre Apertura e Clausura). No atual Clausura está na oitava colocação com cinco pontos em três jogos (dois a menos que o líder). O time está invicto desde o mês de outubro.
O elenco conta com jogadores conhecidos de várias nacionalidades, como Joel Campbell (Costa Rica), Vincent Janssen (Holanda), Astrada*, Meza* e Kranevitter (Argentina). No entanto, o principal destaque é o atacante mexicano Rogelio Funes Mori, de 30 anos, o artilheiro do time comandado por Javier Aguirre.
A formação preferida do treinador é o 4-2-3-1, com Funes Mori ou Janssen de referência. O time é forte na marcação, jogando de forma compactada e limitando o espaço dos adversários.
Em sua quinta colocação, o Monterrey já disputou as edições de 2011, 2012, 2013 e 2019. Sua melhor colocação foi o terceiro lugar em 2012 e 2019 (nas duas edições foi eliminado pelo time europeu nas semifinais).
*Astrada e Meza são frequentemente convocados pelo técnico da Scaloni, na Seleção Argentina.
PALMEIRAS
O PALMEIRAS terá sua segunda chance seguida de tentar ser campeão mundial, neste atual formato. Campeão da Copa Libertadores da América nas duas últimas edições, conquistou o direito de se fazer presente no torneio de forma consecutiva.
É um dos mais tradicionais clubes do Brasil, sendo reconhecido pela CBF como o clube que mais vezes conquistou o Campeonato Brasileiro: 10 vezes. Também já venceu por quatro vezes a Copa do Brasil e três vezes a Libertadores. Na atualidade é uma das maiores potências do futebol nacional, junto com Atlético Mineiro e Flamengo.
O ano de 2021 foi muito bom para o Palmeiras, que havia conquistado, em janeiro, a Libertadores de 2020 sobre o Santos. O ano seguiu com o time na briga pelo Campeonato Brasileiro, no qual terminou em segundo lugar. Viria a conquistar a segunda Libertadores em menos de um ano, diante do Flamengo, no dia 27 d enovembro.
O “Verdão” não foi multo bem no Mundial de Clubes passado, caindo na semifinal para o Tigres do México e ainda perdendo a decisão do terceiro lugar na disputa de pênaltis, contra o Al Ahly, do Egito. Agora o clube busca melhorar seu histórico, chegar na final e sonhar com o título.
Entre os clubes da atual edição, é o único que jogou a Copa Intercontinental, considerado como um antigo Mundial de Clubes, quando enfrentou o Manchester United em 1999 e acabou perdendo por 1×0.
O elenco conta com uma defesa sólida, com o goleiro da Seleção Brasileira Weverton e o zagueiro da Seleção Paraguaia Gustavo Goméz como referências. O time ainda mescla bons jogadores jovens como o meia Danilo sendo o principal nome, e jogadores experientes e de qualidade como Dudu. O principal nome do time é Raphael Veiga, o jogador que mais se destacou na temporada passada.
O estilo de jogo do técnico português Abel Ferreira é focado na defesa, com marcação forte e saída rápida em contra-ataque, de forma a encontrar o adversário desprevenido. Conta com jogadores de qualidade na criação.
CHELSEA
O time europeu é sempre o grande favorito do Mundial de Clubes. Desta vez o CHELSEA será o representante do Velho Continente, por ser o atual campeão da Liga dos Campeões da Europa. O time não está no melhor momento, mas ainda assim é a equipe com maior qualidade de todo o torneio, com vários jogadores de nível mundial. Está em terceiro lugar no Campeonato Inglês, somando 47 pontos em 23 partidas.
O time inglês é bicampeão continental, tendo vencido o Manchester City na final da última edição por 2×0. Já conquistou também a Liga Europa por duas vezes e o Campeonato Inglês por seis vezes (a última em 2016-17). O Chelsea tem vivido seus melhores anos desde a Era Abramovich, quando foi comprado pelo empresário Russo.
Seu elenco é repleto de jogadores de muita qualidade. O goleiro Édouard Mendy, eleito recentemente o melhor do mundo da posição, está ao serviço da Seleção do Senegal na Copa Africana de Nações, e jogará a semifinal do torneio. O técnico Tomas Tuchel tem em mãos ainda jogadores como Azpilicueta, Rüdiger, Mount, Havertz, Kanté, Ziyech, Lukaku e Werner, além do brasileiro Thiago Silva e do ítalo-brasileiro Jorginho. Kenedy, brasileiro que estava emprestado ao Flamengo também está de volta ao time.
Tuchel gosta que seu time tenha a bola. Jogando no 4-2-3-1, variando para o 4-4-2, o time tem boa marcação aliada a boa saída de bola, com atletas rápidos e habilidosos do meio para o ataque. Lukaku é a referência.
Esta é a segunda participação do clube no Mundial. Em 2012 perdeu a final justamente para um time brasileiro, o Corinthians, por 1×0.
Para mais informações sobre a competição, acesse o SITE DA FIFA sobre o torneio.