Do interior de Minas Gerais para todo o Brasil. O Athletic evoluiu muito desde que se tornou SAF, há dois anos. Mais do que isso, depois de 48 anos em categorias amadoras do estado, em 2018 retornou ao cenário profissional com o acesso ao Campeonato Mineiro do Módulo II e não mais parou de crescer. Hoje o time é o atual Campeão Mineiro do Interior (4º colocado no estadual, atrás somente dos três grandes da capital) e subiu pela primeira vez para a Série C do Campeonato Brasileiro.
O time foi fundado há mais de 100 anos, precisamente em 1909, na bela e histórica cidade de São João del Rei. Até então viveu de pequenas disputas do interior de Minas Gerais, com o auge da conquista do Campeonato Mineiro da Terceira divisão em 1969. Em 1970, então na Segunda Divisão, fez seu último jogo como time profissional no século. Hoje a agremiação se destaca por sua estrutura moderna, uma das melhores dos times do interior, em um espaço social de lazer e esporte para a população da cidade, como se autodescreve no site oficial.
Portanto, São João del Rei e Athletic se complementam na história.
PRIMEROS PASSOS
Quando retornou à disputa da do Campeonato Mineiro, alcançando pela primeira vez a divisão de topo, o time traçou objetivos ambiciosos, tanto que contratou Loco Abreu que, apesar de ter feito poucos jogos pela equipe, chamou a atenção pelo marketing. Ainda em 2021 o clube se tornou SAF (Sociedade Anônima Desportiva, uma das primeiras do Brasil), adquirida pelos empresários Vinicius Diniz e Victor Felipe Oliveira, da própria São João del Rei.
Em 2022, continuando na elite do Mineiro, contratou outro atleta veterano conhecido, desta vez Ricardo Oliveira. Neste ano o time fez história, alcançado pela primeira vez a semifinal da competição e celebrando o título de Campeão do Interior.
O empresário Vinicius Diniz, por meio do Grupo Futbraz, que já possuía participação na SAF, adquiriu então 90% da participação. Tais passos foram importantes pois, já em 2023, o Athletic voltaria a conquistar o título de Campeão do Interior do Campeonato Mineiro e a disputar a Série D do Campeonato Brasileiro, mais um fato inédito em sua história.
2023 E ALÉM
O time começou o presente ano com o título da Recopa Mineira, ao vencer o Democrata de Governador Valares em casa. O seu primeiro troféu de fato.
Um dos fatores para o crescimento rápido do time passa pelo excelente trabalho de longo prazo do técnico Roger Silva, que teve duas passagens pelo clube, sendo fundamental principalmente nas campanhas do Campeonato Mineiro. No entanto, o ex-jogador deixou o clube antes da estreia na Série D, após a queda no estadual, assumindo outro time mineiro, o Pouso Alegre, que disputa a Série C. o treinador Cícero Junior foi o escolhido para comandar a equipe.
Aliás, a chegada de Cícero para comandar o time em sua primeira participação no Campeonato Brasileiro não poderia ser mais simbólica, já que o mesmo nasceu em São João del Rei. E foi um marco já que o time fez uma grande campanha e, no dia 02 de setembro, um sábado, conseguiu o acesso para a Série C, alcançando a semifinal.
O adversário foi o Bahia de Feira de Santana e, depois de uma vitória na casa deles na ida por 2×0, o clube fez uma campanha para levar o jogo decisivo ao Gigante da Pampulha, o Mineirão. Apesar do nervosismo e do novo palco, além de uma derrota por 1×0, o Athletic conseguiu seu objetivo. O time ainda bateu seu recorde de público, com mais de 4 500 pessoas assistindo ao jogo decisivo, unido torcedores de Athletic, Atlético, Cruzeiro e América. Um marco!
Agora o time busco o título da Série C, mais um objetivo inédito. Para isso precisa passar pela Ferroviária na semifinal e, caso avance, o Caxias ou Ferroviário na final. Não tem tarefa fácil, mas o primeiro passo já foi dado.
FONTES PESQUISADAS:
Placar
Site Oficial do Clube
Globo Esporte
Imagem em destaque: Gustavo Rabelo | BHFOTO