Até hoje, nenhum clube brasileiro venceu a Copa Libertadores mais de três vezes. Essa escrita, no entanto, pode ser quebrada em 2023. Afinal, Palmeiras e Flamengo, ambos tricampeões, estão na disputa deste ano e entram como dois dos principais favoritos ao título. Muitos torcedores, aliás, já estão utilizando o
O favoritismo da dupla não é obra do acaso. Isso porque, nos últimos quatro anos, apenas Palmeiras e Flamengo venceram a Libertadores. Enquanto o Rubro-Negro ficou com o título em 2019 e 2022, o Verdão conquistou o bicampeonato consecutivo em 2020 e 2021.
Não bastasse isso, os dois têm os elencos mais valiosos da América do Sul. Apesar disso, vivem momentos diferentes no início da temporada. O Flamengo começou mal o ano, perdendo os quatro títulos que disputou: Supercopa do Brasil, Mundial de Clubes, Recopa Sul-Americana e Taça Guanabara.
O Palmeiras, por outro lado, além de ter vencido a Supercopa – justamente contra o Flamengo –, classificou-se à final do Campeonato Paulista pela quarta vez consecutiva. O Verdão, aliás, foi o único dos grandes de São Paulo a ter conseguido chegar na semifinal da competição em 2023.
Essa boa fase foi coroada com a convocação de três jogadores para defender a Seleção Brasileira em amistoso contra o Marrocos. Além de Weverton, presença constante desde a época de Tite, Ramon Menezes também chamou Raphael Veiga e Rony, que há anos vêm se destacando com a camisa do Palmeiras.
Obstáculos
Mas o fato de Palmeiras e Flamengo entrarem como favoritos na Copa Libertadores não significa que terão vida fácil. Ao contrário, nesta edição muitos times prometem complicar a vida da dupla e brigar pelo título.
Entre os brasileiros, o Atlético Mineiro também vem investindo pesado no elenco. As contratações feitas para este ano têm dado resultado e o Galo é um forte candidato a conquistar a Libertadores.
Quem também fez contratações importantes é o Internacional, que ficou em segundo lugar no Brasileirão do ano passado e pretende dar voos mais altos em 2023. O mesmo acontece com o Athletico Paranaense, que manteve as principais peças do elenco vice-campeão da Libertadores em 2022. Na campanha, a equipe de Luiz Felipe Scolari deixou alguns gigantes pelo caminho e mostrou que pode jogar de igual para igual com qualquer adversário.
Corinthians e Fluminense, que terminaram bem a temporada 2022, contam com grandes jogadores no elenco e, em uma competição de mata-mata, podem ir longe. Além disso, há as tradicionais equipes argentinas e outros rivais bem estruturados, como o Independiente del Valle, que recentemente já frustrou são-paulinos e flamenguistas.
Dessa forma, Palmeiras e Flamengo podem, sim, estabelecer um novo recorde entre os clubes brasileiros na Libertadores. Mas terão de superar obstáculos muito complicados para atingirem esse objetivo.