A qualidade do elenco do Paris Saint-Germain falou mais alto e, somado a expulsão de Salis Samed aos 19’ do primeiro tempo, o caminho do PSG para o título ficou bem mais curto após a vitória por 3 a 1 sobre o Lens, vice-líder ao início da rodada.
São oito pontos de vantagem para o Olympique de Marseille e nove para o Lens restando sete rodadas para o fim da edição 22/23 da Ligue 1.
Mbappé foi a figura central da partida. De uma só vez, o atacante quebrou o jejum de três jogos sem marcar e de quatro jogos sem dar uma assistência.
Voltar a marcar nessa rodada acabou sendo oportuno para o atacante francês. Artilheiro da competição, Mbappé perderia a artilharia caso não tivesse marcado já que David marcou na vitória do Lille sobre o Montpellier por 2 a 1 e Lacazette também deixou sua marca na abertura da rodada quando o Lyon, fora de casa, bateu o Toulouse por 2 a 1.
O Lyon, a propósito é o time com a melhor campanha no 2º turno da Ligue 1.
Jeffinho, ex-Botafogo, jogou os 90’, teve bom desempenho e sofreu o pênalti que originou o primeiro gol da sua equipe.
O Monaco é o 4º na classificação e já piscou o farol para o Lens para alertar que quer a vaga na UEFA Champions League da próxima temporada.
Com Caio Henrique e Vanderson em campo, o time venceu o lanterna Ajaccio. Só que o destaque foi Ben Yedder, que trocou seu papel de goleador para garçom. Foram duas assistências.
Outro brasileiro que foi bem na rodada foi Jubal. O zagueiro, ex-Santos, deixou seu gol de pênalti e ajudou ao Auxerre a sair de vez da zona do rebaixamento.
Além de vencer por 2 a 1 o Nantes de Andrei Girotto e João Victor, o Auxerre empurrou o Nantes pra zona do risco.
Tem uma galera ali, o próprio Auxerre, inclusive, além de Nantes, Brest e Strasbourg que perigam fortemente. Três pontos separam o Auxerre (14º) e o Strasbourg, primeiro time da zona.
Se fizermos um recorte das últimas cinco rodadas, o desempenho desses times abaixo da 13ª colocação é o seguinte:
Na próxima rodada, a 32ª, temos um jogo que certamente vai mudar a história das equipes na temporada: Lens x Monaco.
Se o Lens vencer, o time praticamente assegura sua vaga na Champions. Se perder, o Monaco o ultrapassa na classificação.
Como não temos bola de cristal, seguem alguns números dos desempenhos da equipe na Ligue 1 até agora.
Além dessa partida incrível, o Lyon, em casa, recebe o Marseille no domingo no fechamento da rodada. O jogo é vital também para as aspirações de Igor Tudor, treinador do OM.
Cinco pontos atrás do Lille, o Lyon ainda tem chances de pegar uma vaga na Conference League e salvar uma temporada que estava perdida e que, agora, não conhece uma derrota há sete jogos enquanto o Marseille não perde há seis partidas.
Por fim, a Rodada 32 inteirinha.