Após uma vitória no sábado por 3 a 1 sobre o Reims, o Monaco manteve a liderança da Ligue 1 Uber Eats. Sem Caio Henrique, líder de assistências da competição, coube ao substituto Ismail Jakobs, liderar sua equipe à vitória com o gol que abriu o placar e uma assistência para Ben Yedder.
Numa rápida comparação do lateral senegalês com o titular Caio Henrique, como Jakobs se sai?
Por falar em Caio, os jogadores do Monaco entraram com uma camisa em homenagem ao lateral-esquerdo que vinha em grande fase e, inclusive, sendo convocado para a Seleção Brasileira do técnico Fernando Diniz, quem o incentivou a jogar na posição quando vestia a camisa do Fluminense em 2019.
Além de Ben Yedder e Jakobs, Balogun voltou a marcar. Com um ataque eficiente, o Monaco tem o melhor ataque do campeonato francês.
Com uma eficiência oposta ao Monaco, o Nice, dono da melhor defesa da competição com apenas 4 gols sofridos em 8 rodadas, é o vice-líder da competição após vencer o recém-promovido Metz por 1 a 0, gol do meia argelino Boudaoui.
O capitão do Nice é o zagueiro brasileiro Dante e, ao lado de Todibo e Melvin Bard, o ferrolho da equipe da Riviera Francesa é seu ponto forte. Note como a equipe se comportou em campo para derrotar o Metz.
Em azul, no design abaixo, nota-se que a entrada de Guessand, aos 22’ da segunda etapa, visava desafogar um Nice que, por sua natureza, é um time que joga com linhas baixas tendo uma alta concentração de jogadores nessa faixa de campo em que as linhas se formam.
Além dos dois, o PSG passou o trator no Rennes (3×1) e assumiu a 3ª colocação já que o Brest, depois de ter sido líder na sexta rodada, empatou nas duas rodadas seguintes e caiu para a 4ª colocação.
O lateral-direito Hakimi novamente foi o destaque da equipe parisiense. Com um gol e uma assistência, o marroquino tem tido uma temporada excelente sob comando de Luís Enrique.
Mas quem tem sido melhor? Hakimi, personagem de destaque do PSG, ou Vanderson, ala-direito do Monaco que tem sido uma arma potente da equipe nessa temporada.
Os números evidenciam a grande fase do marroquino.
E, por falar em gordurinha… Mbappé resolveu queimar a sua.
Depois de um início arrebatador com 7 gols em 4 jogos, o francês não marcou nas três últimas rodadas, mas, ainda assim, tem gordurinha para queimar.
Por falar em gol, teve marca especial na 8ª rodada:
Quem queimou a gordurinha que não tinha foi o Lyon. Ainda sem vitórias na competição passada oito rodadas, o Lyon até fez a galera acreditar que, enfim, o jejum acabaria.
#SQN!
Com direito a assistência do brasileiro Jeffinho em um dos gols, Lacazette – de volta da suspensão – marcou duas vezes e o Lyon abriu 3-1 no Lorient. Mas, mesmo atuando em casa, o time cedeu o empate e segue na zona de rebaixamento.
A estratégia de jogar no 4-3-3 deu certo, mas a falta de ímpeto causada pela vontade de segurar o resultado atrapalhou a equipe e impediram a primeira vitória.
A rodada ainda ficou marcada por um triste episódio na partida em que o Montpellier x Clermont: um rojão foi atirado ao capo e o jogo acabou suspenso pela arbitragem. Informações serão disponibilizadas pela LFP.
Por conta da data Fifa, a Ligue 1 volta na sexta-feira, dia 20, com uma rodada que coloca Nice e um periclitante Marseille frente a frente num confronto de times do sul da França. Já o Monaco, da mesma região, pega o Metz.
Até lá! Au revoir!