Terminou a edição 22/23 da Ligue 1!
Das definições que restavam acontecer, o Rennes conseguiu uma virada que parecia improvável três rodadas atrás, passou Monaco e Lille e conquistou a vaga na Europa League. O Lille, que empatou com um rebaixado Troyes, ficou com a vaga na Conference League e o Monaco protagonizou um papelão ao ser eliminado de tudo.
A outra que precisava acontecer era o último rebaixado. Auxerre perdeu do vice-campeão Lens e viu o Nantes vencer, após 14 rodadas sem vitórias, o lanterna Angers por 1×0. O Nantes permanece na Ligue 1 e o Auxerre volta para a Ligue 2 de onde tinha saído na temporada passada.
Na artilharia, Lacazette passou em branco e isso já seria suficiente para dar a Mbappé sua quinta artilharia consecutiva. Só que o francês marcou mais um gol na rodada.
Com isso, Mbappé supera seu desempenho médio no ano passado, mas é apenas a terceira entre as cinco artilharias.
Em assistências, Lionel Messi, que não vai permanecer na França na temporada 23/24, termina com o maior garçom da edição. Neymar, sem jogar desde a Rodada 24, foi o segundo quem mais assistências concedeu.
Messi também foi o 2º jogador com mais finalizações no campeonato. Só perde para o artilheiro Mbappé.
Entre os jogadores que mais passes deram na competição, o brasileiro Dante liderou o quesito. No Top 5, Sergio Ramos, que também teve sua saída recentemente anunciada pelo PSG, também aparece.
Já com um viés defensivo, Andrei Girotto, do Nantes, aparece na segunda colocação entre os cinco jogadores que mais desarmaram.
Quando não rolou desarme, o recurso óbvio seria a falta. Nesse quesito, não há brasileiros.
Sozinho, Idrissy representa 15% de todas as faltas do Ajaccio, time que mais falta fez na competição.
Já13 do lado de quem mais sofreu falta, Neymar não aparece na lista dos 5+ por pouco. Mesmo com apenas 20 partidas disputadas no campeonato. O brasileiro sofreu 65 faltas.
E engana-se quem achou que o PSG, pelo elenco estelar, tenha sido o time com mais faltas sofridas. O PSG é apenas o 14º.
Já entre os brasileiros, Neymar foi quem mais marcou:
Vale destacar o gol de Jeffinho na Rodada 38. Ex-Botafogo, o atacante marcou seu primeiro gol na Ligue 1 na última rodada na derrota quando seu Lyon perdeu para o Nice por 3 a 1.
Em assistências, também deu Neymar, o que demonstra uma temporada que vinha sendo ótima até sua lesão no tornozelo.
Em faltas cometidas, Andrei Girotto, ex-Palmeiras, liderou o quesito.
Já entre as faltas sofridas, Neymar foi o mais caçado.
Com bons números, foi uma pena Neymar ter machucado seu tornozelo. Seu desempenho no primeiro turno havia sido incrível.
Já Messi mostrou uma regularidade impressionante durante os dois turnos: (sentiremos saudade!)
E, assim, termina a temporada 2022/2023 da Ligue 1!
Foi um prazer estar com vocês durante todas essas 38 datas.
Até a próxima temporada!