Com o título da Copa Libertadores da América conquistado no último dia 29 de outubro, o Flamengo será o representante da América do Sul no Mundial de Clubes da FIFA. Mais quatro equipes também já garantiram vaga no torneio.
O clube Rubro-Negro conquistou a Taça Intercontinental em 1981, quando venceu o Liverpool por 3×0 no Japão. Neste novo formato da FIFA, a equipe carioca disputou a edição de 2019, quando venceu a Libertadores pela última vez. Naquela ocasião enfrentou o mesmo Liverpool na final, mas acabou perdendo por 1×0.
Uma curiosidade: com a classificação para o Mundial de Clubes o Flamengo disputará todos os campeonatos possíveis em 2023.
O Real Madrid será o representante europeu, já que é o atual detentor da Liga dos Campeões da Europa. os Merengues conquistaram a Europa pela 14ª vez, com Vinícius Júnior, marcando o gol do título diante do Liverpool.
O Seattle Sounders é o representante da CONCACAF. O time Norte-Americano acabou com a hegemonia das equipes do México, que conquistaram todas as edições desde o ano de 2006. No agregado, o Seattle, venceu o Pumas-MEX por 5×2 e fará sua estreia no Mundial de Clubes.
Da África o representante será o marroquino Wydad Casablanca, que bateu o favorito Al-Ahly na final. Esta é a segunda vez que a equipe do Marrocos disputas o Mundial de Clubes. A outra vez foi em 2017, quando terminou na sexta colocação.
Por fim, o último time já confirmado é o Auckland City, representante da Oceania. O time da Nova Zelândia venceu o Vênus, da Polinésia Francesa, por 3×0 na final da Liga dos Campeões do continente. É, por enquanto, a equipe que mais vezes disputou o Mundial de Clubes, indo para a sua 10ª participação.
Da Ásia virá o sexto participante. A Liga dos Campeões do Continente já tem o Urawa Reds Diamonds como primeiro finalista, ao vencer Jeonbuk na final Oriental (2×2 no tempo normal e 3×1 nos pênaltis). O outro finalista será o representante Ocidental que será conhecido em 7 de fevereiro de 2023.
Por fim falta também o representante do país-sede. Como a FIFA ainda não divulgou nem local ou data do torneio, também não se tem informação deste participante que, provavelmente será o campeão nacional anterior à data do Mundial.
A expectativa é que a Copa do Mundo de Clubes da FIFA aconteça no mês de abril de 2023 (novamente acontecerá no ano seguinte, mas desta vez por conta da Copa do Mundo).