
A chegada de Neymar Jr. ao Santos Futebol Clube, em janeiro deste ano, gerou muito mais do que gols em campo. No YouTube, o craque promoveu um boom de visitas ao canal do time. Desde a apresentação do camisa 10, no último dia 31, o canal somou mais de 23 milhões de visualizações. O número representa um crescimento exponencial, superior a 750% em relação ao período exatamente anterior, e demonstra que o atacante inspira uma legião de apaixonados pelo esporte. Para efeito de comparação, no mesmo período de 2024, o canal oficial somava 2,6 milhões de views.
Ao todo, em 2025, as visualizações em vídeos com a palavra-chave “Neymar” no título, somam 1,3 bilhão no Brasil. Alguns dos conteúdos responsáveis pela tendência foram a live da apresentação do jogador (1,4 milhão), o primeiro treino do craque (790 mil) e diversos Shorts, como sua chegada no vestiário do clube (1,7 milhão), os bastidores do jogo contra o Água Santa (490 mil), , além das provocações da torcida que serviram de combustível para o gol olímpico na partida contra o Inter de Limeira (375 mil visualizações).
Os números de inscritos também foram turbinados pelo “efeito Neymar”: o clube soma 132 mil novos inscritos desde a apresentação do dia 31 de janeiro (a média mensal de novos inscritos em 2024 foi de 5,5 mil). Ao todo, o time soma 1,45 milhão de fãs no seu canal no YouTube.
O retorno do atacante durante o campeonato rendeu as duas maiores audiências da cobertura do Paulistão na CazéTV, parceira oficial do YouTube na transmissão da competição. Segundo dados divulgados pelo canal, na partida de estreia de Neymar, contra o Botafogo-SP, a audiência chegou a 3,7 milhões de pessoas acompanhando o jogo. Durante a exibição do clássico contra o Corinthians, o recorde foi batido com um público de 4,8 milhões de pessoas.
Mais que o “ao vivo”
Ao longo dos anos, o YouTube tem se consolidado como a casa dos esportes e oferece, além das transmissões, conteúdo sobre o tema em diferentes formatos, como Shorts, Lives e Reacts, na linguagem que o público gosta, apaixonada e carregada de emoção. Mais de 35 bilhões de horas de conteúdo esportivo são consumidas anualmente no YouTube, de acordo com dados oficiais da plataforma. O retorno de Neymar Jr. ao Santos não apenas reacende a paixão da torcida, mas também impulsiona conversas e conteúdos sobre futebol no YouTube. Diversos canais viralizaram produzindo vídeos sobre o tema, como Cartoloucos e Futebol Pelo Mundo, com destaque para este vídeo do FutParódias sobre o gol olímpico também.
Outro exemplo da potência do jogador no quesito engajamento é a audiência da entrevista concedida a outro atleta. Em seu programa Romário TV, o senador e jogador veterano registrou 4,8 milhões de visualizações ao entrevistar o atacante. Além disso, o craque tem participação prevista para amanhã, 27/02, no podcast do Podpah, às 19h, de acordo com o Instagram do canal.
“O crescimento expressivo do canal do Santos no YouTube reforça como a plataforma se tornou um espaço central para a conexão entre clubes, jogadores e torcedores. O retorno de Neymar Jr. não impulsiona só a audiência, mas também abre oportunidades para a criação de conteúdos exclusivos, ampliando o alcance do time e sua presença digital. Esse movimento evidencia o papel da plataforma como a casa do futebol brasileiro, onde a paixão dos fãs se traduz em engajamento e novas formas de interação com o esporte”, avalia Bruno Telloli, Gerente de Cultura e Tendências do YouTube no Brasil.