O mundo dos esportes, como em termos gerais na sociedade em que vivemos, sofreu uma mudança substancial nos últimos tempos e cada vez mais disciplinas esportivas estão percebendo a chegada da digitalização.
A transformação digital está avançando a olhos vistos e esse fato também pode ser visto no rei dos esportes, o futebol. Nesse caso, são inúmeras as alterações que vieram a reboque de áreas tecnológicas.
Assim, nesse artigo vamos aprofundar essa mesma digitalização e como tem afetado o esporte que viu nascer Péle, ídolo máximo brasileiro!
Tecnologia e o futebol
O ano era 2018. Copa do mundo na Rússia. Os maiores países do mundo do futebol estavam prontas para entrar em campo. Mas, não estavam sozinhas. Pela primeira vez na história, uma competição de futebol combinou o maior número de tecnologia em torno do próprio evento, dentre os quais se destacam:
· Chips nas bolas oficiais (ajuda na tecnologia da linha do golo);
· VAR. Sistemas de arbitragem de vídeo, câmeras que gravam para revisar as jogadas a pedido do árbitro;
· Transmissão em resolução 4k;
· Internet em todos os estádios, que oferecerá acesso Wi-Fi gratuito e seguro;
· Fan ID, uma identificação que incluía todos os dados do torcedor em um chip e substituiu qualquer outra identificação, como um passaporte;
· Reconhecimento facial, com o chip Fan ID, as câmeras reconheciam qualquer pessoa nas arquibancadas;
· Fotos de 360 graus para uma visão de todo o campo.
Além dessas, todas aquelas que, claro, geraram buzz em torno do evento. Como aplicativos, videogames, chatbots, conteúdo em redes sociais, realidade virtual, entre muitos outros.
Por outras palavras, tudo isso era imaginável na Copa do Mundo de 1994 ou 2002? Lógico que seria só uma miragem. Mas a necessidade existia. E foi isso então que o futebol foi atrás nesses últimos anos. Com mais recursos e exposição, também precisou de evoluir, não só nas 4 linhas.
Futebol 360º digital
Com efeito, se em 2018 foi a grande prova de fogo no que toca a auxílios ao jogo, atualmente é algo extremamente imperativo a todos os níveis.
A Transformação Digital, os dados e a informação são ferramentas valiosas que, quando analisadas e utilizadas corretamente, podem permitir uma melhoria efetiva nas várias áreas que um clube consegue modernizar o seu funcionamento interno.
Por outro lado, toda essa transformação digital passa muito também pelo mediatismo que o futebol tem em seu redor. Seja dos media ou das grandes marcas digitais, a utilização de plataformas específicas é cada vez mais importante para chegar perto dos fãs da modalidade. Da mesma forma, essas novas ferramentas de comunicação são excelentes na interação e permitem novas experiências.
Paralelamente, com o crescimento dos meios digitais informativos, também plataformas de apostas, como o Betano, tiveram um boom e sua quota importância para fazer chegar o futebol até mais adeptos. Nessas plataformas, os usuários além de apostar nos resultados finais de jogos ou competições, também permitem apostas ao vivo dependendo da ocasião. Sem dúvida, uma forma totalmente diferente de viver o futebol enquanto torcedor. Isso porque, possibilita, entre outras opções, apostar em resultados ao intervalo, quantos golos vão existir no total ou até mesmo quem marca o próximo gol.
Dessa forma, o conceito de Big Data, aliado às atividades em redes sociais, aplicativos, plataformas digitais, tornaram-se a principal aposta com que os times conseguem transformar a relação time-torcedor.
Uma aposta constante e necessária
Hoje, são então muitos os times de futebol que possuem plataformas de gestão implementadas para todos os seus processos que permitem ter controle operacional na área de compras, estoque, finanças, controle e atenção aos torcedores, e até mesmo para cada partida de futebol têm alta disponibilidade e confiabilidade de informações estratégicas para melhorar suas tomadas de decisões financeiras e de negócios.
Por exemplo, a plataforma de gestão TOTVS é utilizada na América Latina por grandes clubes como: Internacional de Porto Alegre, Cruzeiro, Santos, Botafogo, Corinthians, Sport Club Recife, Ponte Preta e recentemente Nacional de Montevidéu otimizaram seus processos operacionais para profissionalizar esta atividade.
Também tem sido utilizada para gerenciar estádios, que auxiliam nos processos de qualificação do atendimento aos membros da equipe, a fim de ter informações para a tomada de decisões que auxiliem os negócios do futebol.
Nesse sentido, o sucesso de um clube ou equipe de futebol está em grande parte nos jogadores que entram em campo com a atitude e entusiasmo de serem vencedores, mas por trás de sua vitória está o jogador número 12 e sua melhor aliada “tecnologia”, que os leva a alcançar grandes benefícios que os favorecem.
Em suma, numa era de revolução digital é necessária uma visão clara e estratégica para permanecer no negócio, seja dentro ou fora das 4 linhas.