Por Ligue 1
Cheio de polêmicas nas últimas semanas das mais diversas naturezas, o cenário poderia ter ficado ainda pior para o Paris Saint-Germain. Poderia, mas não ficou!
Tudo graças ao trio Mbappé-Neymar-Messi, o PSG derrotou o Lille por 4 a 3 em um jogo de diversas alternativas ao longo dos 90 minutos.
Os números mostram que os medalhões resolveram a encrespada partida diante do Lille e evitaram com que o “Le Classique” deste fim de semana, quando o PSG enfrenta o Olympique de Marseille, fosse um jogo capaz de tirar a ponta do time da capital francesa.
Com a vitória, o PSG manteve os cinco pontos de vantagem sobre o Marseille.
Mbappé, que não marcava há sete jogos, quebrou o jejum e guardou dois logo de cara e já alcançou o topo da artilharia.
Jonathan David, atacante do Lille, também marcou dois gols no confronto e, com isso, está empatado no topo.
Já o jovem inglês Balogun deu mole e perdeu um pênalti no 0x0 do Reims, seu time, diante do Nice.
Com 14 gols, Ben Yedder não marcou na 24ª rodada. Aliás, ele e Volland trocaram de papéis na partida em que o Monaco derrotou o Brest, fora de casa, por 2 a 1. Ben Yedder deu a assistência para Kevin Volland.
Como jogou antes do Marseille, o Monaco chegou até ficar alguns minutos na segunda colocação, mas a virada sobre o Toulouse tirou a vice-liderança das mãos monegascas.
O Monaco, por sinal, apresenta uma similaridade nas últimas temporadas: começa mal o campeonato e torna-se avassalador no segundo turno. Nos cinco jogos do 2º turno da Ligue 1 22/23, o Monaco tem aproveitamento de 86%.
Confira os desempenhos:
A segunda colocação não caiu nas mãos do Monaco graças a vitória de virada do Marseille sobre o Toulouse. Mbemba, Under e Nuno Tavares marcaram e o time de Igor Tudor segue somando pontos na classificação.
Confira algumas estatísticas desse Marseille, que vendeu Gerson e Luan Peres ao longo da temporada.
Entre os brasileiros, o destaque foi Neymar. Um gol e uma assistência.
Mas na rodada, Jubal marcou o gol da virada (e da vitória) do Auxerre sobre o Lyon.
Após 24 rodadas, interessante notar que dois laterais-esquerdo brasileiros apresentam os mesmos minutos em campo: Caio Henrique, ex-Fluminense, e Neto Borges, ex-Vasco.
Caio esteve em campo nos 90’ da vitória de seu Monaco contra o Brest. Neto também jogou todos os 90’ da derrota de seu Clermont perante o Rennes por 2 a 0.
O Clermont, de Neto Borges, detém uma marca bem ruim no 2º turno da Ligue 1.
Além do “Le Classique” (PSG x Marseille), a rodada oferece simplesmente um Monaco x Nice, confronto entre a melhor equipe x a 3ª melhor Campanha pós Copa do Mundo.
A Rodada 25 também prepara um Reims x Toulouse, equipes pouco destacadas para o público brasileiro, mas que apresentam campanhas excelentes pós-Copa: O Reims é dono da 4º melhor campanha e o Toulouse, 5º. (vale destacar que nove rodadas aconteceram desde o retorno da Ligue 1 após a Copa do Mundo da FIFA Qatar 2022).
Vale maratonar!
Au revoir!