Conquistar o ouro olímpico é o sonho de qualquer atleta, assim como vencer a Copa do Mundo é o ápice da carreira de um jogador de futebol. Mas são poucos os que conseguiram obter os dois feitos ao longo da história. Nenhum brasileiro está na lista, mas será que isso poderá mudar no futuro? Quem gosta de fazer previsões esportivas pode aproveitar o melhor site de apostas para iniciantes e desfrutar do universo do entretenimento esportivo.
Entre os jogadores recentes, apenas dois conseguiram vencer o ouro olímpico e a Copa do Mundo. E ambos são argentinos : Lionel Messi e Ángel Di María.
Eles faziam parte do elenco campeão da Olimpíada de Pequim, em 2008. Na semifinal, inclusive, a Argentina eliminou o Brasil com uma vitória categórica por 3 a 0.
Na grande decisão, a Albiceleste bateu a Nigéria, com gol de Di María, e faturou o seu segundo ouro olímpico.
Os dois se juntariam novamente para trazer a terceira taça do mundo para Buenos Aires. Em 2022, Messi e Di María eram as principais estrelas da seleção argentina que conquistou o Mundial do Catar. E a campanha começou com um grande ponto de interrogação, após a Argentina perder para a Arábia Saudita na estreia. Mas o revés serviu para acordar o time de Scaloni, que foi crescendo até conquistar o título.
Na final, o jogo contra a França terminou 3 a 3, e os dois craques argentinos brilharam. Messi marcou o primeiro e o terceiro gols da Albiceleste, enquanto Di María marcou o segundo.
Com o empate, a final foi para os pênaltis e a Argentina saiu-se melhor, conquistando a Copa do Mundo pela terceira vez. A vitória colocou Messi e Di María como dois dos poucos jogadores a terem vencido a Olimpíada e o Mundial.
Nenhum brasileiro está na lista
Embora o Brasil seja o país com mais títulos da Copa do Mundo (5) e já tenha vencido dois ouros olímpicos, nenhum brasileiro conseguiu conquistar as duas competições.
Historicamente, o futebol brasileiro sofreu bastante para vencer os Jogos Olímpicos. Enquanto consolidava seu domínio na Copa do Mundo, a seleção ia ficando pelo caminho nas edições olímpicas, e o ouro parecia que nunca chegaria.
Depois, o cenário deu um giro de 180 graus. Nos últimos anos, o Brasil chegou a três finais olímpicas consecutivas, vencendo duas delas, mas, ao mesmo tempo, foi colecionando vexames e fracassos na Copa do Mundo.
Assim, as gerações que conquistaram a Copa do Mundo jamais venceram a Olimpíada e vice-versa. Será que, no futuro, alguém conseguirá? Neymar é um dos jogadores que ainda têm chances – depende de como ele vai estar em 2026 e, claro, do que a seleção brasileira será capaz de fazer no Mundial.
Outros campeões
Além de Messi e Di María, outros 12 jogadores já venceram a Olimpíada e a Copa do Mundo. Mas isso aconteceu há bastante tempo, nas décadas de 1920 e 1930.
O primeiro grupo a conquistar os dois títulos é composto por jogadores uruguaios que faturaram o ouro olímpico em 1924 e 1928 (ou apenas em 1928) e a Copa do Mundo em 1930.
Fazem parte da lista José Andrade, Pedro Cea, Santos Urdinarán, José Nasazzi, Héctor Scarone, Álvaro Gestido, Héctor Castro e Lorenzo Fernández.
Já o segundo grupo abrange quatro italianos – Sergio Bertoni, Alfredo Foni, Ugo Locatelli e Pietro Rava –, que conquistaram a Olimpíada em 1936 e o Mundial em 1938.
Como se vê, ao longo da história pouquíssimos jogadores conseguiram vencer as duas principais competições esportivas do planeta. De fato, faz falta um brasileiro na lista, por tudo o que o país representa para o futebol. Quem sabe no futuro essa brecha não seja preenchida por algum – ou alguns – craques daqui.