A última edição do Brasileirão Série B entrou para a história como uma das mais difíceis de todos os tempos, devido à quantidade de times tradicionais que disputaram a competição. Cruzeiro, Grêmio, Bahia e Vasco garantiram o acesso e retornaram à elite do futebol brasileiro.
Em 2023, a competição volta a ter um equilíbrio maior entre seus participantes e, logo nas primeiras rodadas, algumas surpresas começam a aparecer no G-4. Na abertura da quarta rodada, o Criciúma lidera, seguido por Vitória, Guarani e Botafogo-SP. No entanto, ainda é cedo para apontar favoritos, visto que todos os quatro times começaram muito bem e, para alcançar o objetivo do acesso, um bom começo de campeonato é essencial.
Os quatro times que caíram em 2022 passam por um momento parecido nas primeiras rodadas. Ceará, Atlético-GO e Avaí estão com problemas e passaram por mudanças nas comissões técnicas. O Juventude ainda não pontuou e, mesmo com a estreia de Nenê, o time ainda apresenta problemas para encontrar um padrão de jogo.
Até o momento, o destaque é o Mirassol, que vem surpreendendo com o bom início. O atual campeão da Série C joga pela primeira vez na competição em sua história. São 6 pontos conquistados em 9 possíveis, deixando claro que suas ambições são bem maiores do que apenas a permanência na divisão.