A Liga Europa Conferência é a terceira competição da UEFA, com objetivo de dar uma oportunidade de equipes que não consigam vaga na Liga dos Campeões e na Liga Europa competirem a nível continental. Trata-se de uma “substituta espiritual” da Copa Intertoto, que teve sua última edição em 2008.
Com este desejo da UEFA de ampliar os horizontes de equipes de menor expressão europeu, permitindo que possam competir entre si, nasceu a Liga Europa Conferência. A atual edição é a primeira e provou ter sido uma boa ideia, tanto que duas equipes tradicionais, mas que estão há algum tempo fora das competições maiores (ou pelo menos das fases mais avançadas), alcançaram a final, Roma e Feyenoord farão a primeira final da história do torneio.
O campeoão ganha vaga direta na fase de grupos da Liga Europa da próxima temporada.
ROMA
O time comandado pelo multicampeão José Mourinho jamais conquistou um torneio internacional de grande relevância, e terá agora a oportunidade. O próprio treinador português busca seu terceiro título diferente na Europa, tenho já conquistado a Liga dos Campeões (Porto e Inter de Milão) e a Liga Europa* (Porto).
O time da Roma é bastante consistente, jogando na formação de três zagueiros, com saída rápida buscando o artilheiro Abraham. Para chegar à final, o time ficou em primeiro no Grupo C (4 vitórias, 1 empate e 1 derrota); nas oitavas passou pelo Vitesse (2×1 no agregado); nas quartas pelo Bodo/Glimt (5×2) e na semifinal pelo Leicester (2×1).
A provável escalão para o jogo: Rui Patrício; Mancini, Smalling, Ibañez; Karsdorp, Cristante, Sérgio Oliveira, Pellegrini, Zalewski; Zaniolo, Abraham.
Desempenho da equipe no site oficial da UEFA.
FEYENOORD
O time de Arne Slot pode ser considerado a terceira força do futebol holandês, mas trata-se de uma equipe tradicional a nível europeu. O Feyenoord já conquistou a Europa por três oportunidades, uma na Liga dos Campeões* em 1969-70 e duas na Liga Europa*1973-74 e 2001-02. Pode ser a primeira equipe da história a conquistar as três competições europeias.
Um time agressivo, que marcou 28 gols nesta edição da Liga Europa Conferência em nove jogos disputados. Tem em Dessers, com 10 gols, o seu principal goleador. Para chegar à final, foi líder do Grupo E (4vitórias e 2 empates); nas oitavas ultrapassou o Partizan (8×3); nas quartas o Slavia Praga (6×1); e o na semifinal o Olympique de Marseille (3×2).
A provável escalação: Bijlow; Geertruida, Trauner, Senesi, Malacia; Aursnes, Til, Nelson, Kökçü; Sinisterra, Dessers
Desempenho da equipe no site oficial da UEFA.
INFORMAÇÕES DA PARTIDA
Final da UEFA Europa Conference League
Local: Arena Kombëtare, Tirana, Albânia
Horário: 16 horas (de Brasília)
Transmissão: SBT; TV CULTURA; ESPN
*Liga dos Campeões e Liga Europa anteriormente conhecidas como Copa dos Campeões e Copa da UEFA.