Nem só de finais no continente europeu vive o futebol. Por isso vamos falar sobre as semifinais na Liga MX, o famigerado Mexicanão. Bora de raio X dos postulantes ao título.
ATLAS
Os Zorros são os atuais campeões do Apertura 2021, onde venceram o Leon nos pênaltis. O time de Jalisco apostou na manutenção do trabalho do Argentino Diego Cocca e no elenco. Jogadores importantes como o atacante colombiano Julian Quiñones (artilheiro do time) e o argentino veterano Julio Furch foram mantidos no time. O resultado foi um 3° lugar na primeira fase e a classificação contra o maior rival, Chivas Guadalajara em dois grandes jogos.
Agora o time de Diego Cocca enfrenta o Tigres, com a certeza de que estão prontos para fazer história novamente.
TIGRES
Depois da eliminação precoce no Clausura 2021, o vencedor Tuca Ferreti saiu do comando dos Felinos. Para o seu lugar outro grande personagem do futebol asteca: Miguel Herrera.
Depois de uma participação bem honesta no apertura, 2022 chegou e trouxe bons ventos para o time azul e amarelo. Na primeira fase o time chegou a ter uma sequência de 8 jogos sem derrotas, o que rendeu um 2° lugar na classificação e o passaporte direito para as quartas de final, onde despacharam o Cruz Azul.
O elenco é estrelado e conta com os campeões do mundo, Florián Thauvim e André-Pierre Gignac (vice artilheiro da competição). Além do Venezuelano ex Santos Yeferson Soteldo.
Será que confirmam o suposto favoritismo contra o Atlas? Veremos logo mais às 23:00 (Horário de Brasília) o primeiro jogo da semifinal.
CLUB AMÉRICA
Na outra semifinal temos o mais que tradicional Club América. As Águilas definitivamente renasceram na competição. O começo com Santiago Solari foi horrível: 1 vitória em 8 jogos e demissão pro argentino.
Foi aí que o argentino Fernando Ortiz, que estava no sub20 do time e tinha tido apenas uma experiência no Paraguai como treinador, foi chamado para ser o “tampão” até que se achasse outro.
Os resultados vieram, o time chegou a engatar 5 vitórias seguidas na primeira fase e o treinador foi mantido. Com Ortiz o América saiu das últimas posições e terminou em 4°. Já nos playoffs os americanistas eliminaram a sensação da competição Puebla, de Nicolás Larcamon (que foi cotado pra substituir Solari) e chegam a semifinal para enfrentar o Pachuca, melhor time na classificação geral.
PACHUCA
Por falar em Pachuca chegou a hora de falar do melhor time do campeonato até aqui. Os Tuzos tiveram um 2021 bem fraco. No Clausura o time chegou até às semifinais, já no apertura a coisa foi feia: apenas um 15° lugar sem direito dos playoffs.
Em 2022 o time apostou no Uruguaio Guillermo Almada, que estava no Santos Laguna e é especialista em disputar a Liguilla (como é chamado os playoffs da Liga). Dos 6 campeonatos que ele disputou chegou nas fases finais em 5.
No Pachuca foi sucesso imediato: 12 vitórias, 2 empates e só 3 derrotas na fase regular. O time também teve o melhor ataque com 30 gols em 17 jogos (junto do Tigres) e melhor defesa com 15 gols sofridos (junto do Atlas). Nas quartas jogo duro contra o Atlético San Luis, time comandado por André Jardine (aquele!), 2×2 na ida e 3×2 na volta com gol salvador nos acréscimos de Nicolás Ibáñez. O argentino, aliás, é o artilheiro do campeonato com 13 gols em 18 jogos.
Podemos esperar um grande embate entre América e Pachuca.
Os jogos das semifinais ocorrem essa semana. Atlas x Tigres hoje às 23:00 com o jogo da volta no dia 21 às 22:00. Já América x Pachuca é amanhã às 22:00 enquanto o jogo da volta dia 22/05, também as 22:00. Tudo no horário de Brasília.