Com a volta de Marcelo para o Fluminense e a chegada de Luis Suárez no Grêmio no início do ano, ficou claro que o mercado nacional estava aberto para novos times serem protagonistas. E agora, com a janela de transferências de verão, essa movimentação ficou ainda mais nítida. O futebol brasileiro voltou a ser um destino atraente para os jogadores.
A capital paulista, em especial, é o destaque dessa movimentação. Começando pelo Corinthians, que trouxe de volta para o Brasil o zagueiro Lucas Veríssimo, de 28 anos, que chega por empréstimo do Benfica, de Portugal, por uma temporada. O jogador chega para assumir uma posição importante no Timão, que vinha tendo problemas, principalmente no setor defensivo.
No Tricolor paulista, a movimentação é grande pela chegada do colombiano James Rodriguez, aquele mesmo, ex-Real Madrid e Bayern. Segundo o jornalista Fabrizio Romano, um dos mais conhecidos no meio do futebol, a negociação está avançada, faltando apenas alguns detalhes para o acerto definitivo.
No Santos, a novidade é o volante Jean Lucas, que estava no Monaco, da França. O time superou a concorrência do Flamengo e firmou um contrato de quatro anos com o jogador. Já no Palmeiras, a situação é outra: a baixa atuação do time no mercado de transferências vem sendo uma cobrança decorrente da torcida, que tem protestado contra a diretoria.
Em Minas, o destaque vai para o Cruzeiro, que trouxe o atacante Matheus Pereira, cedido pelo Al Hilal, da Arábia Saudita, por empréstimo. Vale ressaltar que o time mineiro passou recentemente por uma das maiores crises da sua história e, após o sofrido e recente retorno à elite do futebol, a equipe celeste já volta a ocupar lugar de destaque, dessa vez positivamente, na mídia esportiva.