É chegada a hora de, finalmente, conhecermos os campeões estaduais do Brasil. Muitos deles já estão na fase decisiva, faltando poucos jogos para definir quem ficará com o título em 2025. Entre os clubes que estarão na primeira divisão Nacional, os estaduais de Minas Gerais e Rio Grande do Sul já conhecem seus finalistas.
Vamos dar uma passada em cada um destes estaduais e conferir a situação das equipes.
CAMPEONATO PAULISTA
O Paulistão ainda está nas semifinais, com os quatro grandes clubes do estado na disputa, algo que não acontecia desde 2019. As disputas, que serão em jogo único, terão lugar no domingo, dia 09 de março e na segunda-feira, dia 10.
Corinthians e Santos farão o primeiro jogo da semifinal, na Neo Química Arena. Os donos da casa fizeram melhor campanha geral e por isso podem decidir em casa. O time vem de derrota pesada na pré-Libertadores e precisa dar boa resposta ao torcedor.
Já o Santos conta com a boa fase do artilheiro Guilherme, que tem 10 gols na competição, e da maior estrela do torneio, Neymar. O confronto promete um duelo equilibrado.
Do outro lado estão Palmeiras, atual tricampeão, e São Paulo, que também prometem um jogo tenso e de nível semelhante. No entanto, o Verdão já deve contar com a estreia de Vitor Roque, que chegou junto ao Barcelona. O Tricolor espera que suas estrelas principais, Oscar e Lucas, mantenham a boa fase, municiando Calleri.
CAMPEONATO CARIOCA
Também na semifinal, o estadual do Rio de Janeiro só não conta com o Botafogo entre os grandes clubes. O Volta Redonda é o” infiltrado” da vez, depois de respeitosa na Taça Guanabara, ficando na segunda colocação.
Em partidas de ida e volta, já tivemos o primeiro jogo dos dois confrontos. Jogando no Nilton Santos, o Flamengo superou o mandante Vasco por 1×0. O jogo da volta será no Maracanã neste sábado (08 de março).
Do outro lado, o Fluminense fez valer os eu favoritismo e goleou o Voltaço por 4×0, jogando em casa, no Maracanã. O time do interior do Rio tentará reverter a grande desvantagem em casa, no domingo (dia 09).
O Flamengo busca defender o título conquistado no ano passado.
CAMPEONATO MINEIRO
O Cruzeiro prometia interromper a sequência de cinco títulos consecutivos do Atlético e, para tanto, fez grandes investimentos. No entanto, a Raposa não fez o suficiente para ultrapassar o afiado América, acabando por ser eliminado nos pênaltis por 4×2 depois de dois empates em 1×1.
O Galo, por sua vez, venceu o Tombense duas vezes por 2×0, garantindo seu direito de pleitear mais uma decisão.
Atlético e América começarão a competir pelo título mineiro neste sábado (08 de março), no Mineirão, com a decisão final no Independência dia 15.
CAMPEONATO GAÚCHO
Mais um Gre-Nal na decisão do estadual do Rio Grande do Sul. Os grandes rivais prometem reviver as tensões que este grande confronto sempre promete. O Internacional larga com alguma vantagem, já que passou pelo Caxias na semifinal com certa tranquilidade com duas vitórias, 2×0 no Centenário, em Caxias do Sul, e 3×1 no beira-Rio.
O Grêmio precisou dos pênaltis para ultrapassar um valente Juventude. Vitória gremista por 2×1 no Arena em Porto Alegre e 2×1 para o time Jaconero no Alfredo Jaconi. Nas penalidades, o Imortal foi superior, terminando como placar de 3×2.
Vale lembrar que o Grêmio não perde um Campeonato Gaúcho desde 2017, ou seja, o time busca o octacampeonato.
CAMPEONATO BAIANO
Na Bahia o cenário ainda é de semifinal, com o Vitória, atual campeão, largando na frente do Atletico ao vencer fora de casa por 4×0. A volta será no Barradão neste sábado (08 de março).
Na outra mão, o Bahia perdeu para o Jacuipense por 2×1, jogando na Arena Fonte Nova e sai em desvantagem para o confronto da volta no Joia da Princesa, no domingo (09 de março).
CAMPEONATO CEARENSE
Também nas semifinais, o estadual do Ceará, assim como os vizinhos regionais da Bahia, já teve a primeira mão da disputa. De um lado, o Ceará venceu o Maracanã por 3×0, no Castelão e decidirá a vaga na final no dia 09 de março, domingo, no estádio Presidente Vargas.
Do outro lado da disputa, Ferroviário e Fortaleza ficaram no empate em 0x0, jogando no Presidente Vargas e farão o jogo derradeiro no mesmo estádio neste sábado, dia 08 de março.
O Vozão é o atual detentor do título, e vai em busca de ultrapassar o grande rival Fortaleza na quantidade de troféus, já que as duas equipes possuem, cada, 46 conquistas estaduais.
CAMPEONATO PERNAMBUCANO
Fechando os estaduais que contam com times da Elite Brasileira, Pernambuco iniciará sua caminhada nas semifinais neste sábado, dia 08 de março, com o clássico entre Sport e Santa Cruz, na Ilha do Retiro. No domingo teremos Retrô e Maguary, que jogarão na Arena Pernambuco.
A volta será nos dias 15 e 16 de março, com o clássico entre Santa Cruz e Sport no Arruda. Maguary e Retrô ainda não tem local definido.
O Sport é o atual bicampeão.